Governador se reúne com ministro da Saúde e apresenta ações do Ceará na área

25 de agosto de 2020 - 09:26 # # # #

Comunicação do Governo do Ceará
Repórter: Fhilipe Augusto Fotos: Carlos Gibaja e Ascom Casa Civil

Após participarem da inauguração da Central Analítica de Testagem da Fiocruz, Camilo Santana e Eduardo Pazuello se reuniram no Palácio da Abolição acompanhados de técnicos do Governo Federal e da Secretaria da Saúde

Ações de combate à pandemia do novo coronavírus e o planejamento para ampliar o atendimento da rede pública estadual de saúde foram os temas abordados pelo governador Camilo Santana em reunião com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, na tarde desta segunda-feira (24), no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Antes, os dois participaram da inauguração da Central Analítica de Testagem da Fiocruz, no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, que terá capacidade para realizar 10 mil testes de Covid-19 por dia. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, também acompanhou o encontro, assim como técnicos do Ministério e gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Durante a live desta segunda-feira nas redes sociais, o governador informou que aproveitou o encontro com o ministério para apresentar o planejamento do Ceará e atualizar o trabalho realizado na esfera estadual nesse período. “Apresentamos as ações, todo plano de modernização e regionalização que o Estado está fazendo. Foi um momento importante até para estreitarmos as parcerias, principalmente com as expansões que estão sendo planejadas – a inauguração do Hospital (Regional do Vale do Jaguaribe) em Limoeiro do Norte, ampliação e integração da rede. Mostramos a transparência do Estado, as ferramentas de controle, os números, indicadores, ações que o Estado tem feito durante a pandemia e a importância dessa estrutura. Essa união tem um único objetivo que é melhorar a qualidade da saúde e ampliar os nossos serviços, principalmente nesse momento de enfrentamento da pandemia”, destacou Camilo.

O governador informou que os números relacionados à pandemia continuam em queda no Ceará. “Iniciamos hoje o novo decreto, no qual as fases permanecem as mesmas nas cinco macrorregiões do Ceará. A de Fortaleza já está na Fase 4; a Macrorregião do Litoral Leste/Jaguaribe está na segunda semana da Fase 3; Macrorregiões do Sertão Central na segunda semana também da Fase 3, a Macrorregiões de Sobral na segunda semana da Fase 3; e a Macrorregião do Cariri se encontra na segunda semana da Fase 2”, detalhou.

Camilo Santana aproveitou o momento para reforçar o pedido de cautela e precaução à população. “Quero lembrar a importância do uso da máscara, de evitar aglomerações, pois precisamos conviver com essa realidade até termos uma vacina. É importante o uso da máscara, não só para cada um se proteger, mas também para proteger o próximo e as pessoas que a gente gosta”, reforçou.

Mais testes

O chefe do Executivo estadual ainda comemorou a chegada do laboratório da Fiocruz. “Hoje foi um dia muito especial para o Ceará e para o Nordeste Brasileiro. É um laboratório que foi construído nos últimos meses e vai possibilitar a realização de 10 mil testes (PCR) por dia”. Para Camilo Santana, “isso é que vai permitir inclusive nos orientar no retorno daquelas atividades que ainda faltam aqui no Ceará”. o Estado já realizou praticamente 600 mil testes e a Central vai permitir ampliar a testagem em parceria com o Lacen.

Ouça

O governador informou que aproveitou o momento para apresentar o planejamento do Ceará e atualizar o trabalho realizado na esfera estadual nesse período.

Camilo Santana destacou o diferencial da gestão da Saúde Pública no Ceará. Ele ressaltou que a união entre Estado e Governo Federal vai trazer mais bons resultados para a área.

Camilo Santana comemorou a chegada do laboratório da Fiocruz, o que vai permitir a ampliação da testagem no Ceará em parceria com o Laboratório Central do Ceará (Lacen).