Testes para Covid-19 são aplicados no Porto do Pecém

10 de agosto de 2020 - 13:57 # # # # # #

Assessoria de Comunicação do Complexo do Pecém
Repórter/Fotos:
Celso Tomaz


A ação faz parte de uma parceria entre a Anvisa e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e segue até o fim dessa semana

Os trabalhadores do Terminal Portuário do Pecém começaram essa semana passando por testes rápidos para a Covid-19. Os portos, aeroportos, fronteiras e demais recintos alfandegados existentes no país são considerados estratégicos em função do fluxo de viajantes; da circulação de meios de transporte internacionais e nacionais; e do transporte de cargas, sendo esses locais considerados como áreas críticas para a disseminação de doenças como o novo coronavírus.

Em uma parceria com a Coordenação Estadual de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no Ceará, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará vai aplicar, inicialmente, 200 testes rápidos para Covid-19 nos trabalhadores portuários até a próxima sexta-feira (14), com o objetivo de instituir novas ações de monitoramento no Porto do Pecém.

“Essa é uma ação importante para a prevenção da disseminação da doença, considerando que as áreas de portos e aeroportos são áreas sensíveis, bastante importantes, que nós consideramos como estratégicas. Assim fortalecemos a intersetorialidade entre os órgãos no intuito de promover a saúde da comunidade portuária”, afirma Jane Cris Cunha, técnica da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

“Nosso objetivo é testar todos os nossos colaboradores e ao mesmo tempo reforçar a segurança dos profissionais nesse retorno as atividades presenciais. Assim daremos uma tranquilidade a eles. E ao fim da aplicação dos testes conseguiremos ter uma melhor leitura do nosso atual cenário, se temos ou não colaboradores com a Covid-19 nesse momento”, conclui Cláudio Machado, gerente de Pessoas do Complexo do Pecém

A ação é resultado também do trabalho em conjunto da Gerência de Pessoas e Administração com a Gerência de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Complexo do Pecém. A aplicação dos testes rápidos está sendo realizado no Bloco de Utilidades e Serviços (BUS) do Terminal Portuário do Pecém. E c aso algum colaborador apresente resultado positivo no teste rápido para a Covid-19 será imediatamente encaminhado para realizar o teste RT – PCR, considerado o “padrão ouro” ou “padrão de referência” e que identifica o vírus e confirma a Covid-19.