HGF recebe equipamentos para realização de cirurgias oftalmológicas e neurocirurgias

24 de julho de 2020 - 17:13 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter/Fotos:
Márcia Ximenes

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, recebeu nesta sexta-feira (24) dois microscópios oftalmológicos e um microscópio neurocirúrgico. Os equipamentos reforçarão o parque tecnológico da unidade e foram cedidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

A aquisição dos aparelhos faz parte do eixo de inovação da Sesa, que tem como um dos objetivos a modernização da Saúde. “Ainda vão vir outros pontos importantes, como a renovação dos equipamentos do centro cirúrgico, das videocirurgias e a ampliação do parque de tratamento da área de oncologia. Ratificando que nós estamos nos dirigindo para fazer hospitais públicos da maior qualidade”, ressaltou o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), que esteve no HGF para receber os equipamentos.

Os aparelhos foram adquiridos por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec II), da Secitece. O titular da pasta, Inácio Arruda, ressaltou a importância do reforço em tecnologia para a unidade. “Esses equipamentos de última geração vão permitir que o HGF produza cada vez mais pesquisas científicas que vão ajudar o Ceará, o Brasil e o mundo, além de contribuir na formação de profissionais de saúde”, destacou o gestor.

Os microscópios oftalmológicos vão agilizar o diagnóstico e as cirurgias relacionadas a doenças oculares. Já o microscópio neurocirúrgico vai ampliar a visão na realização de cirurgias vasculares intercranianas, de tumores cerebrais e intramedulares. A diretora-técnica do HGF, Judith Caetano, celebra a chegada dos equipamentos. “O HGF é o segundo hospital público em todo o Brasil a ter esse tipo de equipamento. Isso, vai possibilitar melhoria no atendimento de nossos pacientes e também a formação de profissionais com capacitação diferenciada”, pontua.