Referência em formação profissional, ESP/CE celebra 27 anos de existência

Repórter:
Daniel Araújo
Arte gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), completa 27 anos de existência nesta quarta-feira (22). Referência na promoção de educação, a instituição se destaca pelo desenvolvimento de conhecimento científico e na criação de projetos inovadores.

O engajamento nas ações de fomento à educação em saúde tem sido uma das premissas da ESP/CE nas últimas décadas. Este compromisso se reafirma, sobretudo, neste período de transformações decorrentes da pandemia do coronavírus. Como resposta aos desafios impostos, a Escola mobilizou colaboradores em prol da realização de um trabalho intersetorial.

“A escola qualifica a força de trabalho, faz educação permanente, investe em ciência, tecnologia, inovação e inteligência em saúde. Tudo isso em um contexto educacional cada vez mais valorizado e junto a tecnologias antenadas com o contemporâneo”, afirma o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

Durante a pandemia, A ESP viabilizou projetos focados na inovação em saúde, como o Elmo, capacete de respiração assistida para tratar pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19; a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER), o hotsite Coronavírus e o aplicativo iSUS. Além disso, a Escola possibilitou a realização de diversas webconferências e cursos à distância, orientados para treinamentos em ventilação mecânica, elaboração e divulgação de protocolos clínicos baseados em evidências científicas e pesquisas clínicas e de registro na rede de atenção à saúde.

Somente em 2020, cerca de 1.500 profissionais já participaram das diferentes formações ofertadas pela ESP/CE, entre treinamentos, cursos livres, técnicos e pós-graduações. Colaboradora da instituição há 25 anos, Ana Xenofonte, supervisora da Secretaria Escolar da ESP/CE, destaca o crescimento e a evolução da Escola ao longo dos anos. “Fico muito feliz em ver que, a cada ano, a escola atinge um nível de inteligência espetacular nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico”, finaliza.

Fundação da ESP

Autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) foi fundada em 22 de julho de 1993 com objetivo de promover a educação permanente, pesquisa e extensão na área da saúde, integrando ensino, serviço e comunidade às suas práticas.

A Escola tem construído parcerias e redes colaborativas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A atuação da ESP engloba, além do incentivo à pesquisa, um trabalho pioneiro junto a programas de residências em saúde, educação profissional em saúde, cursos e projetos nas áreas da gestão, atenção, vigilância e extensão em saúde.