Fisioterapia auxilia no tratamento e na recuperação de pacientes com Covid-19

Repórter:
Suzana Mont'Alverne
Fotos: Thiago Freitas/Filipe Dutra

Na rede pública da Secretaria da Saúde Ceará (Sesa), do Governo do Estado, os fisioterapeutas que atuam na linha de frente do enfrentamento à pandemia trabalham para diminuir o desconforto e o agravamento do quadro clínico de pessoas internadas com Covid-19. Os profissionais auxiliam, ainda, na prevenção e na reabilitação dos pacientes.

Pessoas em estado grave diagnosticadas com coronavírus estão sujeitas a diversas complicações. Entre as mais comuns, está a disfunção respiratória, que pode se apresentar de forma leve, moderada ou grave. A atuação das equipes de fisioterapeutas é fundamental para amenizar o problema e, com isso, contribuir para a melhora dos pacientes.

A coordenadora da Unidade de Covid-19 do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Patrícia Duarte, explica que a equipe de Fisioterapia é essencial no acompanhamento dos pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O fisioterapeuta desempenha um importante papel no tratamento do paciente com Covid-19. Junto a uma equipe multidisciplinar, nós prestamos assistência na hora da intubação, na ventilação mecânica, mudanças de decúbito e nas condutas terapêuticas para remoção de secreções brônquicas e melhora da função respiratória”, pontua.

Além das técnicas voltadas para a respiração, o profissional da fisioterapia realiza intervenções que estimulam a mobilidade do paciente. “A fisioterapia motora é importante na recuperação, já que os pacientes ficam por um tempo prolongado no leito. Por conta desse tempo prolongado há, também, a síndrome do imobilismo. Então, se faz necessário a questão do movimento em si. É importante manter a amplitude articular, manter a função, o tônus e a força”, reforça a fisioterapeuta e coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Érica Maria de Noronha Viana Lopes.

Rotina de trabalho

A Covid-19 trouxe mudanças para a rotina de todos e marcou, sobretudo, a vida de profissionais da saúde que atuaram, nos últimos quatro meses, no combate à pandemia. Apesar dos desafios enfrentados, as equipes encontram, na recuperação dos pacientes, um estímulo diário para trabalhar.

“Eu lembro da expectativa de saber que a doença estava se aproximando e de quando ela chegou. Estamos agora vivendo um momento mais tranquilo, diferente dos dias turbulentos trabalhados. Mas, até na turbulência, presenciamos histórias felizes, gratificantes, e são elas que nos motivam a seguir em frente”, conta emocionada a fisioterapeuta do Hospital Geral Waldemar de Alcântara (HGWA), Renata Garcia.

Trabalhando há quatro anos na UTI do HGWA, Renata conta que a jornada demandou muito dos profissionais. “É uma etapa profissional que nos exige muito conhecimento técnico, mas, além disso, nos exige conhecimento emocional e espiritual. Afloramos sentimentos de compaixão e empatia. Porque, nesse momento, a gente não está só atuando, tratando e reabilitando, a gente precisa levar também todo apoio emocional e espiritual, pois eles não recebem visitas dos seus familiares. Nós somos neste cenário a família deles”, afirma a profissional, ressaltando a importância da humanização, um dos valores da Sesa.

Assistência

Na rede Sesa, o fisioterapeuta hospitalar atua, ainda, na promoção e na recuperação da saúde de pacientes acometidos por diferentes enfermidades. O profissional trabalha em enfermarias, faz intervenções no pré-operatório cirúrgico, atua na educação e conscientização sobre técnicas respiratórias. Os procedimentos ajudam a prevenir complicações em pós-operatórios e em pessoas internadas em UTIs.