Com ajuda de doadores, Hemoce mantém estoque de bolsas de sangue durante pandemia

10 de julho de 2020 - 10:11 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Repórter:
Natássya Cybelly
Foto: Roberto Pacheco

Doar sangue é um gesto de solidariedade que tem como principal motivação salvar vidas. A partir desta atitude, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, consegue atende pessoas que necessitam de transfusão em mais de 450 serviços de saúde. Mesmo durante o isolamento social devido à pandemia do coronavírus, o hemocentro registrou 27.831 doações de sangue nos últimos quatro meses.

Nos últimos quatro meses, as unidades do Hemoce coletaram 27.831 bolsas de sangue. Apesar de o número ser 15% menor em relação ao mesmo período do ano passado, o Hemoce conseguiu manter o estoque de sangue dentro da margem de segurança para o atendimento.

Doadora regular, a estudante Marília Coimbra já doou sangue seis vezes e diz que se sente recompensada. “Sou muito grata em poder ajudar e contribuir com essa causa. É muito gratificante realizar esse gesto de solidariedade tão simples e bonito, principalmente nesse período de pandemia, onde as pessoas continuam precisando de sangue. É incrível a sensação de ajudar o próximo”, afirma.

O sangue doado é dividido em diferentes componentes e por isso, com apenas uma bolsa, é possível beneficiar até quatro pessoas. “A bolsa é dividida em hemocomponentes como hemácias, plaquetas e plasma. Cada elemento tem sua validade. Por exemplo, as plaquetas só duram por cinco dias, então é necessário que diariamente os voluntários possam se candidatar para doar sangue para que a gente consiga manter o estoque sempre abastecido para o atendimento dos pacientes”, explica Nágela Lima.

Ciente da necessidade, Jéssica Franklin realizou sua segunda doação. A primeira foi há quatro anos. “O que me motiva a doar é saber da importância do meu tipo sanguíneo, sou O negativo. É importante saber que existem pessoas precisando da gente neste momento”, ressalta.

Prevenção

Para garantir a segurança de funcionários e doadores, o Hemoce reforçou as medidas de prevenção. Uma das estratégias foi o agendamento das doações, que pode ser feito pelos números (85) 3101.2305 e (85) 3101.2296 (WhastApp) ou pela internet. Por meio do link, o doador reserva dia, local e horário para doar.

A ferramenta online passou a funcionar em março e permitiu que 25.879 pessoas realizassem o agendamento. “Nós só temos a agradecer a todas as pessoas que, mesmo diante da pandemia, continuaram com o compromisso de ajudar a salvar vidas doando sangue”, disse a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima.

Para facilitar o acesso aos locais de doação, o Hemoce realiza a coleta itinerante em municípios cearenses que solicitam o serviço. O calendário com a programação pode ser conferido pelo  link. O hemocentro conta, ainda, com unidades fixas em Fortaleza, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Quixadá e Iguatu.

Agende sua doação

O agendamento pode ser realizado pelo link ou pelos telefone (85) 3101.2305 e (85) 3101.2296 (WhastApp).