HM abre sala de aula ao ar livre

7 de julho de 2020 - 18:05 # # #

Assessoria de Comunicação do HM
Repórter/foto:
Jéssica Fortes

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da Rede Pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, construiu uma sala de aula ao ar livre no bosque dos Eucaliptos, localizado na área externa da unidade. A iniciativa inovadora tem como objetivo garantir a troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes durante a pandemia.

“A sala foi montada no meio do bosque, mas oferta toda uma estrutura para a realização das aulas. Tem internet, tela e projetor para as aulas teóricas, mesas e bancos. Tudo isso ao ar livre. Uma herança que ficará para as futuras gerações, uma espécie de memorial do que nós vivenciamos nos últimos meses”, ressalta o diretor médico do HM, Carlos Augusto Lima.

Além de possibilitar a continuidade das aulas presenciais, o espaço será usado para reuniões e palestras em um ambiente amplo, respeitando o distanciamento social. Na sala, também foram instaladas placas que indicam o uso obrigatório de máscaras, pias e dispensadores de álcool gel para higienização das mãos. “Vivenciamos tempos difíceis, de muitas mudanças e necessárias adaptações. Fomos forçados a desenvolver estratégias para continuar com as aulas presenciais da Residência de Medicina de Emergência e vamos beneficiar todo o hospital com essa sala de aula ao ar livre. Vamos poder nos reunir, respeitando o distanciamento e no conforto da natureza”, ressalta o O coordenador da Residência de Medicina de Emergência, Frederico Arnaud.

Residência

Credenciado pelos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino, o HM destaca-se pela formação de profissionais da área da saúde que atuam em diferentes especialidades. Atualmente, 50 médicos realizam residência na unidade.10 deles são residentes em medicina de emergência, área responsável pela idealização da sala.

Ouça

O diretor médico assistencial do HM, Carlos Augusto Lima, falou sobre a estrutura da sala.

Segundo o coordenador da Residência de Medicina de Emergência, Frederico Arnaud, a solução estratégica nasceu da necessidade de adaptação do cenário de pandemia.