“Essa restrição que todo mundo está passando é pelo bem das pessoas”, disse Secretário

29 de maio de 2020 - 10:38 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/Foto:
Fátima Holanda

Na tarde da quinta-feira, 28, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto), concedeu entrevista para a imprensa sobre o Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais e explicou como seria essa retomada. “É um momento para a gente organizar. Primeiro não se trata de uma flexibilização imediata. O que se trata é um processo de transição que vai acontecer a partir da segunda-feira, 1 de junho, e vai até dia 8. Precisa ficar muito claro que o isolamento social continua, pois tem ações menos restritivas”, enfatizou o secretário.

Atualmente o Ceará tem a melhor razão de transmissibilidade do Brasil, que está em 1.08. Isso permite a ideia de que pode ser feita uma transição. Os exames positivos caíram. Antes, para cada 100 exames, tínhamos 80 positivos. Hoje, esse resultado está em torno de 50.

O Secretário disse que, diariamente, serão avaliados os indicadores durante 14 dias. Ao final, é necessário ter a garantia da melhoria de pelo menos, três indicadores, taxa de mortalidade, número de internações e a queda do número de casos da Covid-19. Se não houver melhorias, não evolui na fase. “É muito importante a população compreender, as empresas entenderem, que esse não é um esforço só do Estado, e sim um esforço do cidadão, do trabalhador e das empresas”, lembrou.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde do Estado, ampliou para mais de 2,3 mil o número de leitos direcionados ao atendimento a pacientes com Covid-19. Destes, 680 são de UTI. Esses números passam por rápidas transformações, à medida que novos leitos vão entrando em funcionamento ou que leitos anteriormente existentes são convertidos para o uso no enfrentamento à pandemia da Covid-19. “O Estado do Ceará talvez tenha sido um dos estados brasileiros que mais ampliou sua rede hospitalar, tanto de enfermaria como de UTI, disse Dr. Cabeto”.

O titular da Sesa lembrou que é muito importante o uso de máscara. Destacou ainda que, quando existe essa restrição, não significa restringir a liberdade do cidadão. Segundo ele, é um dever cívico de proteção do outro. “É preciso entender que nós vencemos uma parte da batalha, ainda não está em tempo de negligenciar. Essa restrição que todo mundo está passando é pelo bem das pessoas. Afinal de contas, o maior bem que temos é a vida dos nossos amigos, das famílias e da população” finalizou.

Ouça na integra a fala do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto)