Região Norte recebe 44 novos respiradores para equipar leitos de UTI

28 de maio de 2020 - 13:45 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Repórter/Fotos:
Tereza Fernandes

A Região Norte do Ceará recebeu nesta semana um reforço no combate à pandemia de Covid-19 com a chegada de 44 novos respiradores destinados pelo Governo do Estado. Os aparelhos irão equipar novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, recebeu 20 novos respiradores. O Hospital conta com 156 leitos exclusivos para o tratamento de Covid-19, dos quais 84 são de UTI e 72 de enfermaria. Na Região Norte, os respiradores também foram distribuídos para o Hospital de Campanha de Sobral (10), Tianguá (7), Itarema (2) e Acaraú (5).

O diretor geral do HRN, Daniel Hardy Melo, ressalta a importância da aquisição dos equipamentos. “Com a chegada e montagem dos novos respiradores que darão suporte ao tratamento da Covid-19, abre-se uma perspectiva da ampliação de leitos de terapia intensiva para o atendimento dos pacientes da Região Norte. O HRN está no processo de preparação de novos leitos de atenção à doença, a partir da estruturação dos setores e recrutamento de recursos humanos”, explica.

Moradora de Sobral, Antônia Ocioneide de Araújo Paiva (57) precisou ser internada por oito dias no HRN. A paciente teve febre, dificuldade para respirar e chegou a ficar com 25% do pulmão comprometido devido à Covid-19. Ela ressalta que o atendimento recebido na unidade foi fundamental para a sua recuperação. “Entrei muito ruim e graças a Deus e aos médicos eu me recuperei. Sou muito grata ao hospital, a todos os que me receberam e cuidaram de mim”, conta.

Investimento

Os 200 respiradores adquiridos pelo Governo do Ceará na China são do modelo VG70, um dos mais modernos e robustos do mundo. A rede estadual ainda aguarda a chegada de mais 300 equipamentos até o início de junho. A destinação dos aparelhos para as regiões de saúde do Estado é baseada em indicadores epidemiológicos.