Confira as ações que o Governo do Ceará vem promovendo no combate à pandemia

28 de maio de 2020 - 12:26 # # #

Comunicação do Governo do Ceará

Antes mesmo de registrar a primeira pessoa infectada pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia que assola o Mundo, o Governo do Ceará já trabalhava para preparar a rede estadual de saúde para o que se aproximava e estudava medidas que pudessem ajudar os diversos segmentos da sociedade durante este período.

Abaixo, tenha acesso à lista de iniciativas adotadas pelo Estado no combate ao coronavírus no Ceará dividida por áreas.

Saúde

Hospital Leonardo Da Vinci começa a receber exclusivamente pacientes com Covid-19


Uma das ações mais importantes foi a solicitação temporária do Hospital Leonardo Da Vinci. A unidade particular estava fechada, mas foi equipada e adaptada pelo Estado para a situação de emergência. A unidade dispõe de 230 leitos.

~》◇《~

Governo do Ceará assume segundo hospital privado e aumenta em 131 os leitos para pacientes com Covid-19

O Governo do Ceará adquiriu mais um hospital da rede de saúde privada para atender exclusivamente pacientes da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Agora, além de todas das unidades de atendimento estaduais, o Estado terá à disposição o Hospital Batista, em Fortaleza.

~》◇《~

Rede de saúde do Ceará já criou 398 leitos de UTI e 600 de enfermaria exclusivos para pacientes com a Covid-19

Os leitos estão divididos nos dois hospitais privados (Leonardo da Vinci e Batista) que o Governo do Ceará assumiu na Capital, em todos os hospitais regionais, unidades de saúde em Fortaleza e nos hospitais de campanha.

~》◇《~

Governo do Ceará distribuirá mais 280 mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 na Capital e Interior

O Estado começou na quarta-feira (27) a distribuição de 280.000 testes rápidos para diagnóstico de coronavírus.‬ O Ceará é um dos estados que mais testam no Brasil.

~》◇《~

Profissionais de saúde com covid-19 passam a receber auxílio
Os profissionais de saúde do Ceará agora passarão a contar com o Fundo Estadual de Saúde (FUNDES), iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa). Os valores serão destinados ao pagamento de auxílios a profissionais de saúde contaminados pela doença e seguro em caso de morte causada pelo coronavírus.

~》◇《~

Desembarca carga de quase 90 toneladas de insumos comprados pelo Governo do Ceará para combater a Covid-19

o avião fretado pelo Governo do Ceará com carga de quase 90 toneladas de insumos comprados diretamente da China. O material, adquirido com recursos do Estado, chegou em uma aeronave da Ethiopian Airlines e era composto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes para detecção da Covid-19.

~》◇《~

Chega ao Ceará carga de 200 respiradores e toneladas de insumos adquirida pelo Estado

Chegaram a Fortaleza mais 200 respiradores, EPIs e insumos, totalizando 103,7 toneladas de material adquirido pelo Governo do Ceará no exterior para o enfrentamento ao novo coronavírus. Os utensílios serão utilizados para reforçar o sistema público de saúde do Ceará e dar segurança aos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia. Com mais essa leva de respiradores será possível criar novos leitos de UTI para o atendimento daqueles pascientes que estão mais necessitados de cuidados nesse nomento por conta de complicações decorrentes da Covid-19.

~》◇《~

Ceará ultrapassa 400 UTIs para Covid-19 e ganha lei contra fake news
Governador do Ceará, Camilo Santana, atualizou as ações de combate ao coronavírus no Estado, na noite desta quinta-feira (30), incluindo a adição de mais 18 leitos no Hospital Leonardo Da Vinci e ultrapassando 400 UTIs em todo o Ceará, a sanção da Lei Anti-Fake News, a distribuição dos cartões vale-alimentação aos alunos da rede estadual de ensino, o recebimento de novos respiradores e o lançamento da agência de checagem de dados e notícias Antifake CE.

~》◇《~

Governo vai prorrogar isolamento social e criar 100 novos leitos de UTI em uma semana
“Temos uma meta de até o final da próxima semana implantar mais 100 leitos de UTI na capital. Para isso, toda a nossa equipe tem trabalhado e vai trabalhar nos próximos dias. A situação é grave e se continuar da forma que está, não vamos ter condição de atender a toda a população. Estamos chegando perto do limite, mesmo com o esforço diário do Estado e Prefeitura ampliando os nossos leitos”, informou o governador Camilo Santana.

~》◇《~

Governo do Ceará recebe mais 58 respiradores para equipar novos leitos de UTI, ultrapassando 1 mil novos leitos em todo o Estado
Desembarcou na tarde deste sábado (2), em Fortaleza, um lote de 30 respiradores mecânicos (Luft 3 A/C), enviados pelo Ministério da Saúde para o Governo do Ceará. Essa ação já é resultado da última reunião que o governador Camilo Santana teve com o ministro NelsonTeich, no qual pediu atenção ao Ceará devido ao avanço da contaminação do coronavírus, e da necessidade da habilitação de novos leitos criados pelo Governo em UTIs. O Ceará já habilitou mais de 1 mil novos leitos em todo o estado, destas, já ultrapassou de 400 os leitos equipados com UTI.
Além destes, o Governo do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, já ganhou na Justiça Federal, através do Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Ministério Público Federal (MPF), o direito de receberem outros 94 respiradores, que estão de posse da União. Destes 28 respiradores já chegaram ao Ceará.

~》◇《~

Governo do Ceará distribui 3,5 milhões de EPIs e insumos hospitalares para municípios cearenses

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, o Governo do Ceará vai distribuir, esta semana, parte das 90 toneladas de insumos hospitalares que chegaram do exterior no final de abril. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) irão atender tanto a Capital, que concentra o maior número de casos da Covid-19, quanto municípios do Interior. A logística de distribuição foi articulada entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Ao todo, serão entregues quase 3,5 milhões de itens de proteção para profissionais da saúde que atuam no Estado. A lista inclui luvas, protetores faciais, toucas descartáveis, máscaras cirúrgicas, máscaras N-95, além de aventais.

~》◇《~

Governo do Ceará lança edital para contratação de leitos de UTI

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza chamamento público para contratação de pessoas jurídicas para a prestação de serviço, com admissão imediata. Será para o atendimento médico-hospitalar de pacientes com Covid-19, nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS). A publicação estabelece propostas de contratação de até 500 leitos para UTIs Adulto.

~》◇《~

Governo do Ceará investe R$ 245 milhões e cria 574 leitos extras para enfrentamento ao coronavírus

O Estado tem investido na reestruturação do sistema de saúde, aquisição de equipamentos e insumos para enfrentamento ao coronavírus no estado. Além disso, leitos extras foram autorizados pelo governador Camilo Santana para atender pacientes em Fortaleza e no interior. Entre as medidas sociais para beneficiar os cearenses mais vulneráveis, destaca-se ainda a isenção da conta de água para 338 mil famílias que se encontram no padrão básico da tarifa social.

~》◇《~

Ceará finaliza protótipo de capacete de respiração assistida

O modelo, em produção no Ceará, passava por ajustes finais e agora será submetido a testes de usabilidade, antes de entrar na fase de ensaio clínico. O equipamento é produzido em força-tarefa que envolve Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), e ainda Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz.

~》◇《~

HM abre hospital de campanha com novos 35 leitos de enfermaria

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, iniciou as atividades do hospital de campanha. Montado no estacionamento da unidade, o espaço conta com 35 leitos de enfermaria de média complexidade, que vão reforçar o atendimento a pessoas diagnosticados com Covid-19 ou com suspeita da doença. O hospital de campanha do HM receberá pacientes encaminhados pela própria unidade. Desde o início da pandemia, o hospital realizou a reestruturação de leitos para o enfrentamento ao coronavírus. Atualmente, a unidade oferece 253 leitos, sendo 74 de UTI e 144 de enfermaria e agora 35 de campanha, para o tratamento dos pacientes com coronavírus.

~》◇《~

Governo do Ceará vai abrir mais dois hospitais de campanha na Região Metropolitana de Fortaleza

O Ceará segue reforçando o seus sistema público de saúde para garantir atendimento às pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Nesta quarta-feira (13), o governador Camilo Santana informou que mais dois hospitais de campanha serão construídos nos municípios de Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Serão mais 80 leitos à disposição daqueles que necessitarem. “São hospitais que vão ser construídos com contêineres em Caucaia, onde já tínhamos montado dez leitos de UTI no Hospital Municipal, e agora vai receber um hospital de campanha com mais 40 leitos. E Maracanaú, que já tínhamos montado sete leitos de UTI, e agora mais 40 leitos de enfermaria. São municípios que têm aumentado o número de casos e de óbitos e temos procurado dar todo o apoio em parceria com as prefeituras”, comunicou Camilo.

~》◇《~

IntegraSUS informa ocupação de leitos nas redes pública e privada

Desde o último sábado (9), o IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), disponibiliza informações sobre a taxa de ocupação de leitos no Estado. Com o novo painel de dados, a população, os profissionais da saúde e a imprensa terão um acesso ainda mais amplo aos indicadores referentes à Covid-19. O painel foi criado para o registro de internações hospitalares dos casos suspeitos e confirmados de coronavírus em unidades de saúde públicas e conveniadas que prestam serviços ao SUS e nos hospitais da rede privada. As informações são repassadas pelos hospitais.

~》◇《~

Atendimento virtual do Plantão Coronavírus reforça cuidados com a saúde da população


O Plantão Coronavírus expande a atuação e passa a ofertar atendimento virtual para orientar os cidadãos e cidadãs cearenses. Essa plataforma ajuda a detectar casos suspeitos, oferece orientação especializada com profissionais de saúde e informa sobre medidas de enfrentamento da pandemia. Está disponível nos sites do Governo do Ceará (www.ceara.gov.br), da Secretaria da Saúde (saude.ce.gov.br), na página coronavirus.ceara.gov.br e no Facebook Messenger da Sesa.

~》◇《~

Atendimento Online do Plantão Coronavírus supera 170 mil acessos; Serviço tem novas funcionalidades e atendimento de saúde mental

Para enfrentar o novo Coronavírus, o Governo do Ceará investe em novos canais de atendimento. Uma das principais ferramentas nessa estratégia é comunicar e acolher a população através da Plataforma de Atendimento Online de Saúde, que já recebeu 173.996 acessos desde o início de abril até esta terça-feira (13). Ela ajuda a detectar casos suspeitos de Covid-19 e oferece orientação especializada com profissionais de saúde. O Governo do Ceará passou a disponibilizar também, desde 22 de abril, o atendimento online de saúde mental. Serviço organizado pela Coordenadoria de Saúde Mental da SESA, em parceria com a Residência Integrada de Saúde da Escola de Saúde Pública e com a Residência de Psiquiatria do Hospital Mental de Messejana e do Município de Iguatu.

~》◇《~

Hospital Waldemar Alcântara e UFC desenvolvem protetores faciais

Depois de testados e validados pelo HGWA, os protetores faciais passaram a ser produzidos em maior escala e entregues às unidades da rede estadual. Até o momento, já foram distribuídos cerca de mil itens.

~》◇《~

Criarce/Secitece entregam mais de mil kits de EPI a profissionais de saúde

Os equipamentos de proteção individual (EPI) foram entregues a hospitais e UPAs de Fortaleza, através do projeto “Inovação contra a Covid-19”, coordenado pelo Criarce, em a parceira com mais nove entidades. As chamadas “Faces Shields” são confeccionadas por 15 impressoras 3D, um plotter de recorte e uma cortadora laser, contando ainda com maquinário em operação de voluntários que trabalham home office.

~》◇《~

Governo do Ceará lança edital para ampliar realização de exames laboratoriais

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lança chamamento público voltado à contratação de empresa especializada em testes para a detecção de coronavírus. A seleção é destinada a pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos. Os interessados devem encaminhar as propostas comerciais para e-mail até o dia 16 de maio.

Social

Isenção de faturamento da Cagece e suspensão da tarifa de contingência

A isenção por 90 dias do pagamento da conta de água vai beneficiar 338 mil famílias que se enquadram no padrão básico da tarifa social.

~》◇《~

Sisar: famílias do interior recebem conta de água quitada

Esta é mais uma ação do Governo do Ceará, de apoio ao saneamento rural, por meio da secretaria das Cidades, que gerencia o Fundo Estadual de Saneamento Básico (FESB), em razão da pandemia do Coronavírus. Sendo a primeira ação de recursos do FESB, fundo instituído em 2016, e regulamentado em 2019. É estimado transferir, nos próximos três meses, cerca de R$ 9 milhões para ressarcir o Sisar das isenções dadas as famílias.

~》◇《~

Governo do Ceará pagará conta de energia de 534 mil famílias durante os próximos três meses


O Estado vai garantir o pagamento da conta de luz para 534.510 famílias de baixa renda que consomem até 100 kw por mês pelos próximos três meses.

~》◇《~

Governo do Ceará garante vale-alimentação a 423 mil alunos da Rede Estadual

O Estado distribuirá um cartão vale-alimentação para 423 mil alunos da Rede Estadual de Ensino, no valor de R$ 80,00, cada.

~》◇《~

Governo do Ceará vai comprar 200 mil botijões de gás para doar às famílias carentes

Essa ação é uma parceria com a empresa cearense Nacional Gás Butano, que vai fornecer o produto a preço de custo ao Estado.

~》◇《~

Vale-gás é ampliado para mais de 245 mil famílias

Após o Governo do Ceará anunciar que, em parceria com a Nacional Gás Butano, iria comprar e distribuir cerca de 200 mil botijões de gpás para as famílias mais carentes do Ceará, a ação social foi ampliada. Agora são 245.966 famílias estão sendo beneficiadas com o Vale-Gás. O vale-gás social é uma das medidas de auxílio às famílias vulneráveis no enfrentamento ao coronavírus. Foram contempladas com o benefício, as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância; inseridas no Cadastro Único e beneficiárias do programa Bolsa Família com renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34; e os jovens inseridos no programa Superação. Confira a relação completa de beneficiados aqui.

~》◇《~

Governo antecipa pagamento do Cartão Mais Infância pela terceira vez

O valor de R$ 85 foi pago antecipadamente a mais de 47 mil famílias com crianças na primeira infância e em situação de extrema pobreza, totalizando um investimento superior aos R$ 4 milhões.

~》◇《~

Governo do Ceará amplia pagamento do Bolsa Esporte por mais dois meses

A Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) prorrogou a vigência do edital Nº 001/2018, que consiste no processo seletivo do programa Ceará Atleta, onde 4.000 Bolsas Esporte são concedidas para crianças jovens e adultos atuantes no cenário esportivo no Estado. “A extensão desse auxílio tem o propósito de continuar dando apoio aos atletas que estão sendo seriamente prejudicados nesse período de isolamento social. Estamos mantendo o bolsa esporte por mais dois meses e esperamos que esse benefício seja ainda mais útil para os atletas contemplados ”, relatou o secretário do esporte e juventude, Rogério Pinheiro.

~》◇《~

Programa distribuirá 439 toneladas de alimentos para quase 104 mil cearenses

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-CDS) compra e distribui 439.271,52 kg de alimentos até o final de junho deste ano. A ação encabeçada no estado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário atende 1.215 produtores rurais com cadastro já aprovado e beneficia a 651 entidades socioassistenciais em 99 municípios cearenses. O recurso, da ordem de R$ 1,91 milhão, é do Ministério da Cidadania e será destinado à ações de segurança alimentar e nutricional no âmbito do enfrentamento ao novo coronavírus.

~》◇《~

Central 155 realiza parceria com a SPS para fornecer informações sobre os programas emergenciais do Estado

A Central de Atendimento Telefônico 155 está trabalhando com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) para informar a população sobre os programas emergenciais do estado criados para auxiliar as famílias em situação de maior vulnerabilidade social durante o período de enfrentamento ao coronavírus. Um dos principais canais de comunicação do cidadão com o Governo do Ceará, a Central 155 está disponibilizando informações e orientações sobre os programas emergenciais.

~》◇《~

Políticas para Mulheres: novos encontros virtuais abordam Comunicação Não-Violenta

Como lidar com o estresse, a ansiedade e o nervosismo que surgem junto com a rotina da quarentena? Aprender sobre a Comunicação Não-Violenta pode ser um caminho para enfrentar o período de isolamento social de forma mais leve. É com o tema “Comunicação Não-Violenta para melhorar os relacionamentos” que a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove mais um encontro do projeto “Diálogos entre Mulheres e Homens pela Harmonia Familiar”. O primeiro encontro com a temática será, nesta quarta-feira (13), às 16h, pelo instagram @direitoshumanosce com uma transmissão ao vivo (live).

Economia

Governo anuncia pacote de medidas econômicas para auxílio a empresas e manutenção de empregos


O governador Camilo Santana atendeu as demandas do setor produtivo do Ceará, após reunião com Fiec, Fecomércio, CDL, FAEC e Sindiônibus, divulgando uma série de medidas tomadas para aquecer a economia e, consequentemente, ajudar a proteção dos empregos.

~》◇《~

Grupo de Enfrentamento Econômico recebe proposições de Câmaras Setoriais e Temáticas

Afetados pela crise econômica causada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os setores produtivos cearenses representados pelas Câmaras Setoriais e Temáticas do Estado têm contribuído para o plano de retomada das atividades econômicas cearenses. Atualmente, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) já reúne planos de proposições de cinco segmentos e outros três encontram-se em andamento. Com reuniões diárias, o grupo de Enfrentamento Econômico também elaborou e veicula semanalmente boletins informativos Econômico e do Trabalho, Emprego e Renda.

~》◇《~

Grupo de Enfrentamento Econômico recebe proposições das Micro e Pequenas empresas; Site de vendas e serviços Fique no Lar é uma das alternativas

O Grupo de Enfrentamento Econômico, criado em março deste ano com o intuito de institucionalizar as proposições de urgência dos setores produtivos devido à pandemia da Covid-19, tem recebido preposições do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas e Pequeno Porte Ceará. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) fechou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para disponibilização da plataforma Fique no Lar, que une consumidores a pequenos empreendedores em meio à pandemia.

~》◇《~

Agricultores e consumidores ganham mais liberdade para promover vendas online

O Portal da Agricultura Familiar já recebe o cadastro direto de agricultores familiares interessados em divulgar produtos e promover vendas. Atualmente, a ferramenta da Secretaria do Desenvolvimento Agrário contabiliza mais de 14 mil produtores rurais e 86 cooperativas cadastradas por meio de atendimento da Ematerce. O espaço virtual ainda disponibiliza um mecanismo de busca para facilitar que clientes encontrem produtos ofertados por cidade, região ou cooperativa da própria preferência.

~》◇《~

Governador sanciona lei de redução das mensalidades escolares durante pandemia

A lei que prevê redução das mensalidades escolares durante a pandemia do coronavírus 19 (Covid-19) foi sancionada pelo governador Camilo Santana nesta segunda-feira (11). Com isso, a lei prevê descontos nas mensalidades, que variam de 5% a 30%, estabelecendo valores menores para pequenas e médias escolas incluídas no Simples Nacional. A lei engloba instituições que prestam serviços de educação de ensino básico: infantil, fundamental e médio, de ensino superior e de ensino profissional da rede privada de ensino do Estado do Ceará. A medida institui ainda desconto diferenciado para alunos com deficiência física e também com Transtorno de Espectro Autista (TEA).

Educação

Seduc lança projeto direcionado às crianças em tempos de distanciamento social


O projeto #BrincandoEmFamília oferece sugestões de momentos de interação em casa, com brincadeiras e histórias para alegrar o cotidiano das crianças nestes tempos de distanciamento social. O material está disponível no site idadecerta.seduc.ce.gov.br.

~》◇《~

Parceria entre Seduc e Google permite acesso de estudantes e professores a ferramentas educacionais online

A plataforma oferece uma série de ferramentas como Google Sala de Aula, Drive, Gmail, Hangout e Agenda. Por meio dos acessórios, professores disponibilizam atividades pedagógicas de suas disciplinas e interagem com os estudantes, com o objetivo de dar suporte aos estudos realizados em casa de forma segura.

~》◇《~

Startup cearense ministrou cerca de 100 horas/aulas online gratuitas

Cerca de 100 horas/aulas já foram ministradas pela startup cearense Expeduca, que passou a ofertar as aulas particulares online, individualizadas e gratuitas para os estudantes do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, neste período de quarentena.

~》◇《~

Correio do Bem: entrega em domicílio de atividades impressas é alternativa para manter alunos engajado

As ferramentas digitais vêm se mostrando importantes aliadas na realização de aulas remotas durante o período de distanciamento social, em que as escolas estão sem atividades presenciais. Entretanto, outras estratégias também precisaram ser adotadas pelas unidades de ensino para que alguns estudantes não ficassem com conteúdo em atraso, nem perdessem o vínculo com os professores e o núcleo gestor. Na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Getúlio Vargas, no município de Farias Brito, situado na área da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 19, além das diversas ferramentas online utilizadas para manter contato com os estudantes, a solução denominada “Correio do Bem” vem possibilitando a entrega em domicílio de atividades impressas àqueles alunos que não têm acesso à internet. No município de Carnaubal, a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Antônio Raimundo de Melo, na área da Crede 5, cerca de 40% dos estudantes não têm acesso à internet ou não possuem telefone celular ou computador. E assim foi criado o Delivery Armelo, o qual os professores passaram a produzir um material instrucional, baseado no livro didático, com atividades, explicações e questões exemplo, indicando o conteúdo e as páginas do livro.

Ciência e Tecnologia

Funcap cria linha de apoio a projetos emergenciais de combate à Covid-19

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) criou uma linha preferencial de apoio a projetos emergenciais de combate à pandemia causada pelo coronavírus. O objetivo da iniciativa é prover um processo ágil e desburocratizado de tramitação de propostas, que permita a contribuição em tempo real para o combate às doenças causadas pelo vírus através de iniciativas da comunidade de ciência e inovação do Ceará.

Cultura

I Edital Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo


É uma ação de promoção e democratização do acesso aos recursos do Fundo Estadual da Cultura para o fomento de bens e serviços culturais no campo das artes em todas as regiões do estado durante o período de maio e junho de 2020, podendo ser prorrogado de acordo com a situação de emergência em saúde decorrente do Covid-19.

~》◇《~

Edital Festival Cultura DendiCasa: Secult divulga resultado final

Saiu no no site da Secult, desde o dia 29/4 está disponível o resultado final do I Edital Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa Para o Mundo. Após um intenso trabalho da equipe da Secult, realizados em 19 dias, para selecionar 400 projetos entre os mais de 1.700 inscritos, cumpre-se o objetivo de promover e movimentar a economia artística, criativa e cultural do Estado, no contexto de emergência de enfrentamento ao coronavírus, incentivando a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais do Ceará. O Edital contou com o investimento de R$1 milhão provenientes do Fundo Estadual de Cultura.

~》◇《~

Porto Iracema das Artes disponibiliza no YouTube masterclasses e debates com grandes nomes da arte

Enquanto não é possível realizar aulas presenciais, diante das medidas de distanciamento social necessárias para o combate do novo Coronavírus, o Porto Iracema das Artes disponibiliza em seu canal no Youtube diversas masterclasses e debates já ocorridos na Escola. O conteúdo, inteiramente gratuito, traz grandes artistas e pesquisadores das mais variadas linguagens abordando diferentes temas.

A iniciativa é mais uma da Embarcação das Artes, série de ações online promovidas pelo Porto Iracema das Artes durante o período de isolamento social. Além de lives em parceria com artistas no Instagram da Escola e divulgação de filmes realizados por nossos alunos, já foram publicadas diversas listas com dicas culturais de teatro, dança, cinema, fotografia, artes visuais, música e leitura.

Segurança pública/Fiscalização

SSPDS já entregou 70 mil máscaras de proteção facial para profissionais da segurança pública do Ceará

Na linha de frente das ações de enfrentamento ao novo coronavírus no Ceará, os profissionais da segurança pública estadual já receberam 70 mil máscaras de proteção facial viabilizadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O equipamento de proteção individual foram entregues para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e servidores da Secretaria.

~》◇《~

SSPDS mantém higienização em estruturas do Proteger e em base da Ciopaer em Fortaleza

A medida de prevenção é feita ininterruptamente desde o primeiro decreto assinado do Governo do Ceará, no dia 19 de março. Hoje foi a vez das bases do Proteger instaladas na Beira Mar, Cidade 2000, Dendê, Dragão do Mar, Lagamar, Lagoa do Opaia, Meireles, Papicu, Praia de Iracema e São João do Tauape passarem pelo processo de limpeza. A higienização consiste na limpeza interna das bases, assim como dos banheiros e mobiliário; assim como a área externa dos contêineres. O cuidado também vem sendo realizado nas viaturas, que são submetidas ao mesmo processo.

~》◇《~

PMCE intensifica ações de fiscalização e orientação em comércios não essenciais na Capital

Uma ação de conscientização e orientação da população foi realizada Polícia Militar do Ceará (PMCE), nesta quarta-feira (13), com o objetivo de fiscalizar os estabelecimentos comerciais não essenciais que seguem em funcionamento mesmo após a vigência do decreto estadual com medidas mais rígidas, em Fortaleza. Os trabalhos se concentraram nos bairros inseridos em 52 dos 104 quadrantes da Capital, onde são registrados os maiores números de denúncias. Foram empregadas composições do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do motopatrulhamento do Policiamento Ostensivo Geral (POG), em especial nos bairros Autran Nunes, Bonsucesso, Conjunto Ceará, Genibaú e Henrique Jorge.

~》◇《~

Barreiras sanitárias em aeroportos são fundamentais para impedir a transmissão da doença

Implementado pela Sesa no início de março, a iniciativa conta com o apoio da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) na execução diária de barreiras sanitárias no aeroporto de Fortaleza e no de Juazeiro do Norte, no Sul do Estado. Ao todo, 56 residentes dos 11 programas de residência em saúde da ESP/CE e três supervisores atuam no serviço.

No aeroporto de Fortaleza, acontecem cerca de 700 rastreamentos por dia. As equipes realizam, na área de desembarque dos aeroportos, o serviço de aferição de temperatura corporal, triagem, repasse de informações sobre os sintomas da doença e, em caso de necessidade, encaminham o passageiro à rede de atenção à saúde. Os profissionais atuam em regime de escalas diurnas e noturnas, 24 horas por dia.

~》◇《~

Forças de Segurança e demais órgãos atuam para orientar e fiscalizar medidas de combate à Covid-19 na Capital

As medidas de isolamento mais rígidas para conter a contaminação do novo coronavírus (Covid-19) já se encontram em vigor no Ceará, desde a última sexta-feira (8). As ações de fiscalização e de conscientização coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e vinculadas e pela Prefeitura de Fortaleza permanecem até o próximo dia 20 de maio, com o foco em salvar vidas.

~》◇《~

Bairros de Fortaleza com piores indicadores da Covid-19 terão fiscalização intensificada

As ações de fiscalização para o cumprimento das medidas de isolamento mais rígidas em Fortaleza serão intensificadas em bairros que apresentam os piores indicadores relacionados à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os indicadores de novos casos da doença, número de óbitos, circulação de veículos e denúncias de aglomeração de pessoas e comércios funcionando indevidamente em bairros da Capital serão levados em consideração para reforçar o número de fiscalizações dos órgãos municipais e estaduais de segurança pública, trânsito e fiscalização. A nova dinâmica de atuação já está em vigor e permanece até o dia 31 de maio, prazo final do Decreto Estadual nº 33.594.

~》◇《~

Corpo de Bombeiros inicia ação de abordagem na Ceasa-CE

O Corpo de Bombeiros do Ceará começou na última sexta-feira (8) na Ceasa-CE em Maracanaú, ação de abordagem para orientar permissionários, frequentadores, e funcionários obre as medidas restritivas de tráfego e circulação como forma de conter o avanço do coronavírus.

~》◇《~

Polícia Civil e MPCE apreendem 50 mil máscaras de proteção que eram vendidas com preço abusivo


A Polícia Civil do Ceará (PCCE) e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagraram a operação “Careza”, que teve como objetivo combater o abuso de preços na venda de máscara numa rede de farmácias de Fortaleza.