Centro de Triagem do HGF atende 49 pacientes em primeiro dia de funcionamento

27 de maio de 2020 - 15:03 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter/Fotos:
Márcia Ximenes

Criado para unificar a seleção dos atendimentos emergenciais, o Centro de triagem do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) recebeu 49 pacientes durante o primeiro dia de funcionamento. Inaugurado na última terça-feira (26), o novo espaço da unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, foi montado ao lado do hospital de campanha do HGF e funciona diariamente, das 7h às 19h.

Sueli Ancelmo (35) foi a primeira pessoa atendida no Centro de Triagem do HGF. A diarista mora no bairro Luciano Cavalcante e procurou o Hospital depois de apresentar sintomas da Covid-19 há pelo menos uma semana. Após passar pelo cadastro, a paciente foi atendida pela equipe de enfermagem no acolhimento. Por estar com sintomas leves, os profissionais orientaram Sueli a permanecer em casa, respeitando o isolamento domiciliar.

“Foi muito bom porque recebi uma explicação melhor de como devo me cuidar em casa. E também fiquei mais tranquila porque recebi orientação de uma especialista e vi que estou fazendo o certo de tomar muito líquido, ter uma boa alimentação, controlar a febre e me manter em isolamento em casa com a minha família”, conta.

Além de atender pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19, o Centro de Triagem HGF recebe pacientes com sintomas neurológicos, problemas renais, sintomas respiratórios, entre outros. “No acolhimento, a equipe de enfermagem faz uma classificação do perfil do paciente. Em alguns casos, damos algumas orientações de como o paciente deve proceder e liberamos a pessoa para se tratar em casa. Em outros casos, o paciente é encaminhado para atendimento médico, que vai avaliar a necessidade de realização de exames ou outros procedimentos”, explicou a enfermeira Joice Nogueira, que faz parte da equipe de acolhimento.

Drive-thru

A Secretaria da Saúde do Ceará está implantando a estratégia da realização de testagem em massa para Covid-19 no formato de drive-thru. O objetivo é ampliar o sistema de testagem para identificar as pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 e quais ainda estão suscetíveis à doença. O Ceará já realizou cerca de 90 mil exames para identificar Covid-19. Destes, 34.949 foram testes rápidos. No primeiro momento, o serviço de drive-thru será implementado no HGF e funcionará por agendamento. A logística está em execução para, em breve, iniciar o funcionamento.