Vídeo produzido pelo HGCC orienta mulheres sobre doação de leite materno

19 de maio de 2020 - 15:40 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge
Arte gráfica: Jeorge Farias

Com a pandemia de coronavírus, os cuidados durante a doação de leite materno devem ser reforçados. Pensando nisso, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, lança um vídeo com informações e orientações às mães que estão amamentando e desejam ser uma doadora. O conteúdo pode ser acessado na página da unidade no Facebook.

Numa linguagem simples e de fácil acesso, a técnica de enfermagem Maria Elizabeth Pimentel Nunes explica o passo a passo para fazer a retirada do leite e o acondicionamento em casa. Além de lembrar o Dia Mundial da Doação de leite Humano, comemorado nesta terça-feira (19), o vídeo também tem como objetivo elogiar e reconhecer a importância de cada mãe doadora.

“No momento em que a mãe do bebê que está internado não pode ofertar, a doadora faz isso. Ela garante o leite humano nas unidades neonatais. Garante que o bebê das unidades neonatais tenha o melhor leite através do seu gesto de amor e generosidade”, enfatiza Elizabeth Nunes.

Antes mesmo de dar à luz, a doadora Francisca Vanessa Trigueiro procurou o banco de leite para receber orientações sobre a amamentação. Para ela, doar é um gesto de amor. “Porque você doar algo que você não precisa é fácil. Para doar leite, você precisa mesmo se dedicar, querer ajudar”, diz.

Francisca é doadora há cerca de um ano e se senti feliz por colaborar. “Eu fico muito grata. Agradeço a Deus por ter leite suficiente para a minha filha e poder ajudar outras crianças. Graças a Deus tive ajuda e consegui amantar. Minha filha vai fazer um ano no dia 21 de maio”, comemora.

A coordenadora do banco de leite do HGCC, Rejane Santana, ressalta que, em todo o Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado implantou pontos de coleta em lugares estratégicos. “Elaboramos estratégias para que fossem localizados em maternidades com UTI Neonatal, como na Região Norte, Cariri, Sertão Central, Região Metropolitana e Fortaleza”, pontua.

Atualmente, 29 bebês que precisam de leite materno estão internados na UTI Neonatal do HGCC. Para atender à demanda dos recém-nascidos, são necessários de 10 a 15 litros de leite por dia. O alimento é fundamental para o desenvolvimento das crianças. O banco do leite do Hospital Geral Dr. César Cals funciona 24h. Para saber como doar, ligue (85) 3101 5367.