Barreiras sanitárias em aeroportos são fundamentais para impedir a transmissão da doença

12 de maio de 2020 - 10:22 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP
Repórter:
Daniel Araújo Fotos: Lucília Falcão

Devido à pandemia de coronavírus, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Estado (Sesa), tem implementado políticas públicas a fim de realizar a detecção rápida da Covid-19 e evitar a disseminação da doença no território cearense. Uma dessas iniciativas é o Projeto de Barreiras Sanitárias, realizado em aeroportos do Ceará.

Implementado pela Sesa no fim de março, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) em parceria com a Coordenação Estadual de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados do Ceará da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (CVPAF/CE/Anvisa) e Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a iniciativa conta com o apoio da Fraport na execução diária de barreiras sanitárias no aeroporto de Fortaleza. Ao todo, 56 residentes dos 11 programas de residência em saúde da ESP/CE e três supervisores atuam no serviço, além de técnicos da Secretaria de Saúde do Estado.

No aeroporto de Fortaleza, acontecem cerca de 700 rastreamentos por dia. As equipes realizam, na área de desembarque dos aeroportos, o serviço de aferição de temperatura corporal, triagem, repasse de informações sobre os sintomas da doença e, em caso de necessidade, encaminham o passageiro à rede de atenção à saúde. Os profissionais atuam em regime de escalas diurnas e noturnas, 24 horas por dia.

O público-alvo da ação engloba passageiros de voos nacionais dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Bahia. No terminal aéreo, as equipes de saúde contam com sala de paramentação, sala para atendimento individual de passageiros, estacionamento gratuito para os técnicos e local estratégico para a recepção dos passageiros no setor de desembarque.

A coordenadora de pesquisas do programa de residência da ESP/CE, Lucília Falcão, tem supervisionado as atividades dos residentes nos aeroportos. Ela explica que todos os dados coletados nos atendimentos individuais são encaminhados para o Cievs da Sesa. Para ela, o caráter preventivo das barreiras sanitárias é o diferencial do projeto. “Fazendo o rastreamento desses passageiros, você evita a disseminação do coronavírus cidades e reduz a probabilidade de novos casos, se essas pessoas estiverem contaminadas”, afirma.

Ouça

A técnica da vigilância sanitária do Estado do Ceará, Jane Cris Cunha, explica a importância e procedimentos nessas barreiras.

Jane Cris Cunha apresentou alguns números da ação de atendimentos nos dois aeroportos.