HGCC homenageia mulheres que irão passar o Dia das Mães longe dos filhos

8 de maio de 2020 - 14:13 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge
Arte gráfica: Tiago Freitas

Neste domingo (10), quando se comemora o Dia das Mães, muitas pacientes do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) irão passar a data longe dos filhos, bebês recém-nascidos internados na Unidade Neonatal. Como medida de segurança devido à pandemia de coronavírus, o Hospital da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, restringiu as visitas aos pequenos, mas preparou uma surpresa para as mamães – muitas, aliás, de primeira viagem.

Para aproximar mães e filhos e ajudar a amenizar a saudade, o HGCC enviará às mulheres um cartão virtual com foto do bebê e uma mensagem especial. Além de homenagear as pacientes pelo Dia das Mães, a ação tem como objetivo encorajá-las a enfrentar este período de distanciamento social.
Até domingo, as mães que autorizarem a realização das fotos receberão o cartão via WhatsApp. “Essa foi uma maneira que encontramos de poder comemorar o Dia das Mães, mesmo que seja a distância”, diz Raquel Holanda, enfermeira da Neonatologia.

Humanização

Alguns profissionais do HGCC envolvidos diretamente nos cuidados aos bebês fizeram questão de participar da iniciativa. Para homenagear as mamães, os colaboradores da unidade gravaram um vídeo com depoimentos, frases de incentivo e de conforto.

Desenvolvida pela equipe multiprofissional e residentes do Centro de Neonatologia, a ação é uma tentativa de estreitar os laços entre os bebês e as famílias. “O envio da foto fortalece o laço afetivo dos pais com o bebê internado, minimiza as ansiedades e fantasias relacionadas ao bebê”, explica a psicóloga Maria da Glória Oliveira.