Sesa disponibiliza canal de comunicação para pacientes reumáticos

6 de maio de 2020 - 20:12 # # #

Repórter: Martina Dieb
Arte gráfica: Francisco Oliveira

Para facilitar o acesso de pessoas com doenças reumáticas ao medicamento Difosfato de Cloroquina 250mg, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) oferece um canal de comunicação exclusivo para pacientes a partir desta quarta-feira, 6. Quem faz uso da medicação deve preencher o formulário disponível neste link.

Após o recebimento das informações, equipes da Sesa irão entrar em contato com os pacientes para orientá-los sobre onde encontrar o medicamento Difosfato de Cloroquina 250mg nas farmácias da rede pública. “O objetivo desse canal é auxiliar pessoas que apresentem lúpus, artrite reumatoide ou outras doenças reumáticas provocadas ou agravadas pela luz solar na busca pela medicação”, ressalta a gestora da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da Sesa, Fernanda França Cabral.

Realizado em parceria com a Sociedade Cearense de Reumatologia (SCR), o projeto também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) e do Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos do Ceará(GARCE). No Ceará, cerca de quatro mil pessoas têm doenças reumáticas.

“Salientamos a importância do uso do antimalárico Hidroxicloroquina. Na falta dele, utilizamos o Difosfato de Cloroquina para os pacientes reumáticos. A medicação modula as respostas imunológicas para a defesa do organismo nessas condições autoimune, em que o corpo produz anticorpos contra ele próprio. Assim, a gente diminui as complicações da doença”, ressalta Niedja Bezerra, presidente da Sociedade Cearense de Reumatologia.