Hospital César Cals reestrutura leitos para atendimento obstétrico e de Covid-19

1 de maio de 2020 - 10:55 # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC
Repórter:
Wescley Jorge
Fotos: Tatiana Fortes

O Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, implementou mudanças importantes na unidade para realizar o atendimento de pacientes diagnosticados com Covid-19. A partir da suspensão das cirurgias eletivas, foi possível reorganizar parte dos leitos.

“Tivemos condições de separar um espaço físico no andar superior do Hospital para montar uma UTI para pacientes com Covid-19 em estado grave. Existem, ainda, outros leitos para pacientes com sintomas leves e moderados e também para pacientes que vão saindo da UTI e que precisam de um leito de retaguarda”, explica o diretor-geral do HGCC, Antonio Eliezer Arrais Mota Filho.

Para o tratamento de pacientes com Covid-19, o HGCC conta atualmente com 29 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI. No bloco 100 B do Hospital, foi instalado o eixo de cuidados Covid-19. Para ofertar ainda mais leitos à população, o espaço foi ampliado com a incorporação dos Blocos 500 e 600. Além disso, também foram disponibilizados 10 leitos de UTI Neonatal.

O diretor-geral avalia que a reorganização dos leitos foi necessária para garantir o atendimento obstétrico na unidade, considerado referência no Ceará. “O maior movimento está relacionado com a atenção obstétrica e neonatal. A maternidade do Hospital é referência para todo o Estado. Pretendemos, diante dessa pandemia, garantir o atendimento obstétrico para aquela paciente que tem necessidade de internar por conta do parto ou de intercorrência da gestação, esteja ou não com suspeita de Covid-19”, declara Eliezer Arrais.

Hospital de campanha

O hospital de campanha montado na quadra do prédio anexo ao HGCC abrigará os consultórios do setor ambulatorial. No local onde funcionavam os ambulatórios, foram dispostos os leitos de alojamento conjunto para puérperas em risco habitual, sem intercorrências, e recém-nascidos. “Com isso, pudemos abri mais espaço dentro da unidade. Então, num Hospital antigo como o César Cals, nós temos conseguido otimizar essas áreas”, finaliza o diretor.