Combate ao Aedes aegypti é intensificado em Fortaleza

17 de abril de 2020 - 12:49 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Débora Morais
Arte gráfica: Kamile Façanha

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza o bloqueio da transmissão da dengue em 26 bairros de Fortaleza. Ao todo, serão três ciclos de pulverização. O primeiro acontece até esta sexta-feira, 17; o segundo ciclo, de 20 a 24 de abril e o terceiro, de 27 de abril a 1 de maio.

A pulverização será feita em 4.300 quarteirões, com a aplicação de 118 ml de inseticida por área. O objetivo é fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

O controle químico do mosquito é feito com inseticidas fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde (MS). Os produtos devem ser utilizados somente em situações de emergência, de forma racional e segura.

O produto tem uma ação eficaz quando está em suspensão no ar. Com a ventilação a uma velocidade de 6 km/h, a ação do inseticida dura de 40 minutos a uma hora e meia. O fumacê é utilizado para matar o mosquito na fase adulta e impedir que ele se reproduza.

Cuidados dentro de casa

De acordo com o último boletim epidemiológico da Sesa, o Ceará já registrou neste ano 5.738 casos de dengue, 54 de zika vírus e 549 de chikungunya. Para evitar que o mosquito nasça, é preciso eliminar os criadouros.

O inseticida lançado pelo fumacê não mata as larvas do Aedes aegypti que estão em locais como caixas d´água, potes, baldes, pneus, lajes e bandejas de geladeiras. Por isso, é necessário manter os quintais sempre limpos e recolher todos os objetos que acumulam água.

A limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Quando entram em contato com a água, os ovos depositados pela fêmea podem virar larva, pupa e depois um mosquito adulto em apenas oito dias.

Campanha de prevenção

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado, desenvolveu a campanha “10 minutos contra o mosquito”. A iniciativa reforça a importância da prevenção no combate às arboviroses. O objetivo é mostrar à população dicas simples, porém fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.