Secretário da Saúde defende importância do isolamento social em videoconferência
14 de abril de 2020 - 16:26 #coronavirus #covid19 #saúde
Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Martina Dieb
Em videoconferência com jornalistas realizada na tarde desta terça-feira, 14, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto), ressaltou as medidas que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao coronavírus (Covid-19).
A ampliação de leitos foi uma das ações destacadas pelo gestor. “O estado já implantou 160 novos leitos de UTI nas últimas três semanas, e o nível de ocupação dessas vagas vem crescendo. Tínhamos previsto chegar a 690 leitos extras, mas depende do SUS. É importante a sociedade saber que essa estratégia já estava no Plano Regional de Saúde do Estado e que a estrutura não ficará inutilizada”, afirmou.
Ainda de acordo com o secretário, o isolamento social continua sendo fundamental para controlar a disseminação do vírus no Estado. Dr. Cabeto avalia que a medida também contribui para não sobrecarregar as unidades de saúde na capital e no interior. Com isso, a população terá acesso a um atendimento cada vez melhor e os profissionais de saúde contarão com a estrutura adequada para trabalhar.
“O isolamento social está sendo eficiente para reduzir o pico epidêmico no Ceará. Nós prevíamos o esgotamento de leitos , mas isso não ocorreu devido ao isolamento precoce. O Estado passa por uma mudança epidemiológica. Percebemos o aumento significativo nos óbitos, que chegam a 103, e sabemos que a maioria está em regiões com menor IDH”, explicou o secretário.
Testes rápidos
A secretária executiva da Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará, Magda Almeida, destacou a aquisição de novos testes para o Estado. A testagem será feita em em pacientes que estão com sintomas de coronavírus há mais de sete dias.
“Recebemos 19.200 testes rápidos do Ministério da Saúde e distribuímos aos municípios do interior para aplicação nos profissionais de saúde que estão na linha de frente. Agora temos um novo lote com 37 mil exames rápidos, que serão aplicados em pacientes internados na rede estadual para triagem rápida. Temos ainda uma compra de 50 mil testes, que chegarão nos próximos dias”, explicou Magda.
Cenário epidemiológico
Até segunda-feira, 13, cerca de 1.900 pessoas foram diagnosticadas com coronavírus no Ceará. Dessas, 103 vieram a óbito. Os dados estão disponíveis no IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria da Saúde do Estado. Na avaliação do secretário, os números reforçam a importância do isolamento social para evitar o surgimento de novos casos de Covid-19.
“Não obedecer às medidas de isolamento é grave. Temos uma capilaridade de casos em todos os bairros de Fortaleza e em 59 municípios cearenses. Portanto, o isolamento tem que ser universal. Não queremos ver cenários de outros países no nosso Estado”, disse.
O secretário finalizou a videoconferência com o pedido para que a população fique em casa. “A guerra não está vencida. Estamos no início do processo de contaminação da maior parte da população. É preciso que tenhamos lucidez em entender que, se a gente afrouxar as medidas, teremos um quadro caótico. Estamos ampliando leitos constantemente, realizando todas as medidas de enfrentamento à pandemia, mas se a população não fizer seu papel, podemos teremos um esgotamento do sistema de saúde”, pontuou.