Ceará registra três óbitos por Covid-19

26 de março de 2020 - 17:54

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Diego Sombra
Arte gráfica: Jeorge Farias

Em pronunciamento na tarde desta quinta-feira, 26, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), informou que houve duas mortes por coronavírus (Covid-19) no Estado. Logo após a transmissão ao vivo nas redes sociais, o número subiu para três.

Uma das vítimas foi um homem de 72 anos, que estava internado na UTI do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) há cinco dias. Hipertenso e diabético, ele morreu na manhã de hoje por insuficiência respiratória. As outras pacientes eram mulheres com idade de 72 e 85 anos. Além de testar positivo para Covid-19, elas apresentavam doenças crônicas. Ambas foram atendidas em hospitais particulares. A Sesa ainda aguarda mais informações das unidades sobre os óbitos. Os três residiam em Fortaleza.

Durante a transmissão, Dr. Cabeto reforçou a importância das medidas de controle e prevenção da doença no Ceará.”Nós sabemos que temos que proteger principalmente os mais vulneráveis. Não se trata simplesmente de excluir o idoso em casa, até porque o jovem sai e volta para trabalhar. Então, esse momento inicial [de isolamento] tem sido eficiente e nós temos acompanhado de forma científica”, ressaltou o gestor.

Casos confirmados no Ceará

Até quinta-feira (26), o Ceará registrou 211 casos de coronavírus. 209 pessoas moram no Estado, uma em São Paulo e outra em Uberlândia (MG). Fortaleza concentra a maior parte de ocorrências da doença (196). Os dados constam no informe divulgado diariamente no site da Sesa e no site coronavirus.ceara.gov.br.

Além dele, a Secretaria irá publicar às quintas-feiras um boletim com informações detalhadas acerca do cenário epidemiológico no território cearense. O documento estará disponível no site da Sesa a partir das 18h.

Medidas de prevenção e controle

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado, implementou diversas medidas voltadas ao enfrentamento da Covid-19. As ações têm como objetivo fortalecer a prevenção à doença e garantir um atendimento de qualidade para a população cearense.

A Comissão Intergestora Bipartite do Ceará (CIB/CE) aprovou os critérios de distribuição de recursos do Governo Federal para o Estado. A resolução 13/2020 da CIB assegura o repasse de R$ 18. 356.726,00 para o enfrentamento ao coronavírus . Liberado pelo Ministério da Saúde (MS), o recurso está sendo usado na compra de insumos e no custeio de despesas.

Por meio da resolução 14/2020, a CIB também aprovou a distribuição de R$ 25.998.669,23 para o combate à doença nos 184 municípios cearenses. O recurso será distribuído com base no número de habitantes de cada cidade em 2019, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é de que a verba seja repassada pelo Ministério da Saude nesta sexta-feira (27). Os repasses são resultado da articulação permanente do Governo do Ceará com o Ministério da Saúde.