Secretário da Saúde tira dúvidas da população sobre coronavírus no Ceará

20 de março de 2020 - 17:10 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Helga Rackel
Fotos: Fátima Holanda

Em seu primeiro pronunciamento ao vivo realizado no perfil das redes sociais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), na tarde desta sexta-feira(20), o secretário Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr.Cabeto) ressaltou as medidas adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). Dr. Cabeto informou ainda que, até as 14h30min de hoje, 55 casos foram confirmados e que já há transmissão comunitária do vírus no Ceará.

“A colaboração de todo cidadão é muito importante. O governador Camilo Santana definiu estratégicas radicais de isolamento social. Nessa fase é muito importante que nós tenhamos o menor número de pessoas contagiadas, isso vai fazer que o sistema de saúde tenha o menor número de atendimento a pessoas graves. E isso faz com que essas pessoas tenham o melhor atendimento”, disse.

O secretário da Saúde respondeu perguntas enviadas previamente pelos jornalistas e também as dúvidas mais comuns da população, comentadas nas redes sociais da Sesa. Questões sobre os critérios para realização dos exames, formas de transmissão da doença, cenário epidemiológico,resistência do vírus e atendimento à população foram as principais.

“O Estado do Ceará montou pra isso um hospital, que deve ser inaugurado até domingo,que vai funcionar como retaguarda das unidades de atendimento. E lá,todos os doentes, que necessitarem de internação vão ficar no Hospital Leonardo da Vinci”, falou.

Confira o vídeo da live

Orientações

Conforme pronunciamento do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, pessoas gripadas, aquelas que não tem sintomas e as que não são graves devem ficar em casa. Apenas pessoas que fazem parte do grupo de risco e aquelas que apresentarem sintomas graves devem procurar uma unidade de saúde.

São considerados grupos de risco, pessoas com mais de 60 anos de idade e que tenham doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma, doenças cardíacas, imunossupressoras etc. Os sintomas do coronavírus são febre, coriza, tosse e dificuldades de respirar.

Atualização

Diariamente, a Secretaria da Saúde divulga informações atualizadas sobre o cenário do Covid-19 no Ceará. O informativo é publicado no fim da tarde, com o número de casos e a situação epidemiológica.

Doadores de sangue

Voluntários saudáveis, com idade abaixo de 55 anos, podem doar sangue. O secretário da Saúde reforçou a importância da doação e as medidas que o Hemoce está tomando para segurança do doador. Diante da situação de epidemia do coronavírus no Ceará, o hemocentro passou a disponibilizar o agendamento pelo site e telefone. Há três unidades do Hemoce realizando a coleta de sangue em Fortaleza. Para saber mais como agendar e onde doar, confira aqui.