Hemocentro adota medidas de prevenção ao Covid-19 e convida população a doar sangue

17 de março de 2020 - 16:32 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Repórter:
Natassya Cybely
Arte gráfica: Roberto Pacheco

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Estado, apresenta nesta quarta-feira, 18, a partir das 10h, a nova campanha para doação de sangue. Além de reforçar a importância de a população continuar doando, o Hemoce divulga medidas de prevenção em todas as unidades para combater a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

A campanha traz o tema “Você também pode salvar vidas”. O objetivo é garantir a regularidade das doações para manter o estoque de bolsas de sangue na Semana Santa. “Durante o feriado, costuma haver uma necessidade de transfusão maior até do que no Carnaval. Por isso, a gente lança essa campanha para relembrar a população que é importante se programar para doar antes”, disse Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce. O cantor Waldonys estará presente no Hemoce. Há sete anos, o músico apadrinha as ações do hemocentro cearense voltadas à doação de sangue.

Medidas de prevenção

Diante da pandemia do novo coronavírus, o Hemoce adotou medidas de prevenção em todas as unidades para evitar a propagação do vírus e garantir maior segurança aos doadores. “Haverá, por exemplo, distribuição de álcool emgel para todas as pessoas que chegam ao Hemoce, limpeza a cada uma hora das maçanetas de portas e corrimãos e distanciamento entre as cadeiras da coleta para evitar contato físico entre doadores. Está sendo feita uma abordagem na recepção do Hemoce para verificar se os voluntários estão com algum sintoma associado à gripe ou resfriados. Essas pessoas são orientadas a realizar a doação em outro momento”, explica Bruna de Souza, coordenadora da triagem clínica do Hemoce.

De acordo com o Hemoce, é fundamental as pessoas saudáveis continuarem realizando as doações de sangue regularmente, pois a confirmação de casos de coronavírus pode ocasionar uma diminuição do estoque. “Aquelas pessoas que viajaram para áreas de riscos não podem fazer a doação por pelo menos 30 dias. Já aquelas que tiveram confirmação de infecção pelo vírus ficam inaptas por 90 dias. Por isso, é mais do que necessário convidar as pessoas que estão saudáveis, sem sintomas de quaisquer doenças, para procurar uma das unidades do Hemoce”, conta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Sua doação, salva vidas

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e portar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsáveis. O termo está disponível para download no site do Hemoce.

O tempo da doação varia, em média, de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue, é possível salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses e, no máximo, quatro vezes por ano. Já as mulheres têm a possibilidade de doar a cada três meses, desde que totalizem até três doações por ano.