Unidade oferece exame que avalia qualidade do sono

13 de março de 2020 - 15:22 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter:
Márcia Ximenes
Arte grafica: Kamile Façanha

A boa ou má qualidade do sono interfere na saúde física e mental das pessoas. É o que alerta a otorrinolaringologista e coordenadora geral do Centro Integrado do Sono do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Governo do Ceará, Érika Ferreira Gomes. Nesta sexta-feira, Dia Mundial do Sono, a especialista levanta um questionamento: você sabe se dorme bem ou não?

Entender a qualidade do sono é o ponta pé inicial para cuidá-lo e, com isso, manter-se saudável. O Centro Integrado do Sono oferece essa possibilidade à população. No local, os pacientes são submetidos à polissonografia, exame que registra informações cardiorrespiratórias e neurológicas enquanto a pessoa dorme.

Os pacientes são encaminhados ao Centro principalmente pelas especialidades de otorrinolaringologia e neurologia do HGF ou por outras unidades da rede pública de saúde. Manoel Barros, 68, veio do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e fez a polissonografia na última terça-feira, 10. “Eu sentia muita falta de ar. Lá no Hospital do Coração, descobriram que eu tenho arritmia. Então, o médico indicou que eu fizesse esse exame aqui no HGF”, explicou o aposentado.

Em cerca de dois anos de funcionamento, o laboratório fez 1.079 polissonografias. Ronco e apneia são os motivos mais frequentes para a solicitação do exame. Durante o procedimento, o paciente é conectado a diversos sensores e monitorado ao longo de toda a noite.

Dia Mundial do Sono

Em alusão ao Dia Mundial do Sono, o HGF promove uma atividade de conscientização para funcionários e pacientes do Hospital. A ação acontece nos dias 17 e 18 de março no Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) da unidade. O objetivo é repassar orientações para quem tem dificuldade de manter um sono saudável.

Serviço

O Centro Integrado do Sono conta com uma equipe de quatro médicos das especialidades de otorrinolaringologia e neurologia, duas fisioterapeutas e quatro técnicos em enfermagem. Os exames de polissonografia são realizados de segunda a sexta-feira, das 19h às 6h. Às segundas, quartas e sextas, das 7h às 13h, o laboratório oferece tratamento da apneia do sono. Para mais informações sobre os serviços, ligue(85) 3101-3165