Ouvidorias das unidades de saúde ajudam a melhorar serviços hospitalares

10 de março de 2020 - 08:37 # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Repórter/foto:
Edwirges Nogueira

Em situações de dúvida, de elogio ou mesmo de insatisfação, todo usuário das unidades de saúde do Governo do Ceará tem a oportunidade de ser ouvido e ter sua manifestação analisada e respondida.

Quem chega ao balcão de internações do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), por exemplo, vê ao seu lado uma caixa onde é possível depositar formulários com sugestões, reclamações, perguntas e elogios. Caminhando um pouco à frente, há um espaço com profissionais sempre disponíveis para receber e escutar as pessoas.

“A ouvidoria é um espaço democrático para participação dos usuários nas melhorias dos hospitais. O nosso papel é acolher, analisar e encaminhar as manifestações para solicitar as devidas providências junto as coordenações responsáveis e fornecer uma resposta de qualidade ao usuário.”, explica o ouvidor interino em saúde do HGWA, Natanael da Silva Gomes.

Ações

A procura pelo serviço tem crescido nos últimos anos. Para Natanael, a maior procura pelo serviço se deve a um melhor entendimento da função do setor pelos usuários e a ações promovidas em conjunto com outros setores.

Uma dessa ações é o programa Cidadão Consciente. Promovido pelo Serviço Social do HGWA, o programa reúne mensalmente os acompanhantes dos pacientes internados para conversas sobre as rotinas e fluxos do Hospital e sobre assuntos diversos, como a garantia de direitos e o autocuidado.

“Há melhorias sendo feitas na saúde pública e o HGWA tem o compromisso com os usuários de fornecer atendimento de excelência e cuidado digno com pacientes e acompanhantes. Queremos sempre propiciar um atendimento humanizado a todos, que é um dos focos de atenção da ouvidoria”, destacou Natanael.

Entre 2017 e 2019, o número de manifestações na ouvidoria do hospital passou de 1.403 para 1.608. Ano passado, os elogios responderam por 54% dessas manifestações, frente a 42% de reclamações. O HGWA é gerenciado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

“Algumas reclamações, por exemplo, são solucionadas rapidamente por meio de esclarecimentos. Esta já é uma resolutividade da manifestação, mas ainda assim é uma demanda acolhida e tratada pela ouvidoria com zelo”, ressaltou.

As ouvidorias de saúde do Governo do Ceará garantem o sigilo e a privacidade dos usuários. As manifestações podem ser registradas também pelo portal Ceará Transparente: https://cearatransparente.ce.gov.br/

Confira os contatos das ouvidorias dos hospitais do Governo do Ceará

Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA)

End: avenida Dr. Pergentino Maia, 1559, Messejana – Fortaleza CE