Crianças e adolescentes são acompanhados no HGF para prevenir osteoporose

5 de março de 2020 - 14:59 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter/fotos:
Márcia Ximenes

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Governo do Ceará, disponibiliza um novo serviço à população. O serviço de pediatria da unidade conta, agora, com o Ambulatório de Osteoporose Pediátrico, que acompanha, de forma preventiva, crianças e adolescentes com pré-disposição à osteoporose. A doença afeta os ossos e pode ocasionar fraturas principalmente nas vértebras, nas costelas e no colo do fêmur.

Pacientes com doenças reumáticas, por exemplo, são os que mais fazem uso de medicamentos que podem causar a osteoporose. Carlos Nobre, chefe do serviço de reumatologia pediátrica do HGF e responsável pelo ambulatório, explica que o serviço surgiu para prevenir a doença. De acordo com o especialista, há dois tipos de osteoporose: a primária e a secundária.

O tipo primário desenvolve-se quando a pessoa nasce com a doença, mas geralmente só surge na fase adulta, sobretudo nas mulheres pós-menopausa. “Na pediatria, 90% dos casos de osteoporoses são do tipo secundária, quando o paciente tem uma doença de base e, por conta do uso de alguns medicamentos, a desenvolve”, explicou Carlos.

Atualmente, o ambulatório atende de 10 a 15 crianças e adolescentes por semana, totalizando um número de consultas que varia entre 40 e 60. A equipe é composta por dois médicos reumatologistas pediátricos e duas estudantes do curso de medicina, que estão realizando pesquisa científica sobre a prevenção da osteoporose.

Na primeira consulta, além de orientações sobre alimentação e exposição solar adequadas, são solicitados os principais exames para diagnóstico da doença. A depender do fator de risco, o paciente receberá atendimento periódico a cada três, seis ou 12 meses.

Uma das primeiras pacientes atendidas no ambulatório foi Ana Maria Silva (nome fictício), de 17 anos. A adolescente faz tratamento para lúpus no HGF há cinco anos e diz que tem o hábito de pesquisar sobre a osteoporose. “Eu achei a consulta muito boa porque me deram muitas dicas que eu até sabia, mas não entendia direito. Eu sei que é bom pegar sol por causa da vitamina D, mas tinha medo porque eu tenho lúpus. Agora, eu sei a hora certa de pegar sol para me ajudar a não ter osteoporose no futuro e sem medo de piorar a doença que eu já tenho”, pontuou.

Serviço

O Ambulatório de Osteoporose Pediátrico  funciona às terças-feiras, das 13 às 17h, e atende pacientes de todas as especialidades que estão em tratamento no HGF. A expectativa é que, até o segundo semestre de 2020, crianças e adolescentes encaminhados de outras unidades da rede pública de saúde do Governo do Ceará também recebam o acompanhamento.