Residência em psiquiatria do HSM é referência nas regiões Norte e Nordeste

4 de março de 2020 - 10:47 # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Repórter:
Milena Fernandes
Arte gráfica: Rodrigo Costa

A psiquiatria é uma especialidade. Portanto, para atuar na área, é necessário ter concluído medicina e fazer mais três anos de residência. No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Estado, essa especialização existe há 42 anos e é referência nas regiões Norte e Nordeste do país.

Ao todo, cerca de 200 psiquiatras foram formados no HSM. A última turma, com nove alunos, concluiu o curso em fevereiro. Helder Gomes está entre os formandos. “Ficamos três anos aqui e sempre fomos muito bem acolhidos. A Residência em Psiquiatria do HSM é extremamente completa, nos traz a oportunidade de atender diversos tipos de pacientes, conhecer e lidar com vários transtornos, trazendo segurança para seguirmos adiante”, afirmou o especialista.

A Residência em Psiquiatria do HSM recebeu padrão A da Associação Brasileira de Psiquiatria. “Aqui são realizadas as provas práticas para titulação em Psiquiatria. Recebemos dez residentes todos os anos e atuamos com serviços bem diversificados”, explica o coordenador da Residência em Psiquiatria do HSM, David Martins.

Durante os três anos de residência, os alunos atuam em todos os ambulatórios voltados ao atendimento para a população: psicogeriatria, psiquiatria geral, psicose de difícil controle, primeiro surto psicótico, esquizofrenia, transtornos ansiosos, transtornos alimentares, psiquiatria infantil, neurologia, neuropsiquiatria, transtornos de humor, transtornos da sexualidade humana, interconsulta psiquiátrica, álcool e drogas, infância e adolescência, quadros psiquiátricos na gestação e puerpério, forense e transtornos do impulso.

“Eles têm a oportunidade de ter um contato contínuo com os pacientes, podendo estudar e participar da conduta do tratamento, o que é muito enriquecedor”, ressalta David. Para ingressar na Residência em Psiquiatria do HSM, é necessário participar de um processo seletivo realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Todos os anos são ofertadas dez vagas para Psiquiatria Geral e duas para Residência em Psiquiatria voltada à infância e à adolescência, uma subespecialidade da Psiquiatria.

O que faz o psiquiatra?

O psiquiatra é o médico que se dedica à mente. O profissional é formado para aliviar o sofrimento emocional e os transtornos mentais, por meio da redução dos sintomas e da busca pelo bem-estar e pela saúde mental. O propósito é proporcionar bem-estar aos pacientes.

Os especialistas estão aptos a prescrever medicamentos, realizar internações, formular diagnósticos, solicitar e interpretar exames laboratoriais. Eles também podem conduzir psicoterapias ou fazer indicações para esse tratamento.

No passado, o tratamento com psiquiatra era cercado de medos e preconceitos. Hoje, com as informações mais acessíveis e o aumento do número de transtornos psiquiátricos em todo o mundo, o receio de procurar a ajuda desse profissional vem sendo deixado de lado.