Secretaria da Saúde do Ceará investiga seis casos suspeitos do novo coronavírus

28 de fevereiro de 2020 - 17:05 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Fátima Holanda
Arte gráfica: Jeorge Farias

O Ceará não tem caso confirmado do novo coronavirus (Covid-19). Conforme boletim atualizado nesta sexta-feira, 28, pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), há seis casos suspeitos notificados. São pessoas que tiveram histórico de deslocamento internacional para locais com transmissão da doença.

“As pessoas não precisam ter pânico, aquela correria de ir à farmácia, comprar máscara e álcool em gel. A população deve ficar atenta às pessoas que apresentam sintomas depois de 14 dias após viajar para algum dos países com transmissão do vírus”, ressalta a secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Os sintomas do novo coronavírus são febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar. O vírus tem baixa letalidade e leva a óbito numa parcela menor do que a gripe H1N1, por exemplo. “Nós temos um sistema de saúde que já está se preparando desde janeiro para conter a doença, caso alguma pessoa tenha de fato o vírus”, afirma a secretária executiva.

Diagnóstico

O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e o Instituto Evandro Chagas, no Pará, são responsáveis pela realização dos exames nas pessoas sob investigação no Ceará. O Ministério da Saúde (MS) ampliou na última segunda-feira, 24, os critérios para a definição de caso suspeito do novo coronavírus. Pacientes que tiverem febre, coriza, falta de ar, problemas respiratórios e tenham vindo de alguma área com circulação do vírus ficam sob investigação. Quem apresentar algum desses sinais deve procurar uma unidade de saúde.

Confira todas as informações sobre a doença.