Durante o Carnaval, população conta com atendimento 24h nas UPAs

21 de fevereiro de 2020 - 10:26 # # #

Assessoria de Comunicação da UPA
Repórter:
Nardélia Martins
Arte gráfica: Jeorge Farias

Os serviços de urgência e emergência em saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Estado funcionarão 24h no período de Carnaval. As equipes de enfermagem, dentistas e médicos estarão à disposição da população para atendimento de emergência adulto e infantil.

“As unidades estão preparadas com equipes e condições de trabalho. Além do atendimento clínico adulto e infantil em todas as UPAs, as unidades localizadas nos bairros José Walter, Canindezinho e Praia do Futuro também oferecem atendimento odontológico. Os pacientes que sentirem qualquer sintoma mais grave, seja de dores intensas, falta de ar, acidentes ou mesmo sintomas de arboviroses, muito frequentes neste período chuvoso, podem e devem procurar as UPAs 24 horas”, ressalta a médica, especialista em medicina de emergência e coordenadora da UPA de Messejana, Patrícia Santana.

Ao chegar à UPA, o paciente é acolhido na recepção para fazer um cadastro. Em seguida, é atendido por um enfermeiro, que realiza a sua classificação, seguindo o protocolo de Manchester (classificação de risco). A partir disso, a pessoa é identificada por meio de pulseiras de cores diferentes, cada uma representando o nível de risco e atenção requerida.

Em Fortaleza, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) construiu seis UPAs nos bairros Autran Nunes,  Canindezinho, José Walter, Messejana, Praia do Futuro e Conjunto Ceará.  As unidades são administradas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e estão em pleno funcionamento. Além delas, existem outras 30 UPAs funcionando no Ceará.

Hospitais e SAMU Ceará 192

Assim como o SAMU, as unidades hospitalares que oferecem serviço de urgência e emergência no Estado funcionarão 24h no período do Carnaval.