Pacientes do HSM entram no clima do Carnaval

20 de fevereiro de 2020 - 12:08 # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Repórter/fotos:
Milena Fernandes

 

Máscaras, fantasias, confetes, serpentinas, adereços e muita alegria. Durante essa semana, os pacientes internados no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) foram convidados a cair na folia. Os bloquinhos organizados pelos profissionais percorreram diversos setores da unidade hospitalar do Governo do Ceará.

Com roupas coloridas, colares e chapéus, os pacientes atendidos no Núcleo de Estudos em Esquizofrenia do HSM transitaram na área externa do hospital em um verdadeiro bloco de carnaval. A proposta da folia foi feita pelo pelos próprios pacientes.

“Pedimos que eles escolhessem uma atividade e a escolha foi o bloquinho de carnaval. Através desse momento de diversão foi possível desenvolver habilidades e a interação social dos pacientes. Foi muito animado e eles demonstraram muita satisfação”, conta, a psicóloga do serviço, Ana Carla Castro.

No Centro de Terapia Ocupacional, os pacientes internados por diversos transtornos mentais também tiveram a oportunidade de festejar o carnaval. O ambiente foi decorado pelas terapeutas, com motivos carnavalescos, com bastante cor para despertar a atenção dos pacientes. Esse tipo de ação faz parte da humanização do tratamento.

“Com a realização desses festejos, nós trabalhamos a questão de orientação do tempo, dando a oportunidade deles participarem e perceberem os fatos que estão acontecendo no mundo. Além disso, desenvolvemos a autoestima. As mulheres se produzem, se enfeitam. Existe um preparo para participar daquele momento e isso é muito importante no tratamento, na melhora da saúde mental de cada um deles”, afirma  Marcionília Pereira de Andrade, coordenadora do serviço.

Um dos pacientes, L.G.S, 32 anos, internado devido ao uso de álcool e drogas, foi escolhido para ser o rei da folia. Apesar de já ter recebido alta, fez questão de participar da festa. “Estou comemorando minha recuperação. Aqui eu recebi o tratamento que precisava, além do apoio, atenção e carinho dos profissionais. Vou sair daqui com o propósito de mudar de vida, buscando novos ambientes, novas amizades e o compromisso de voltar para o Elo de Vida (serviço oferecido pelo HSM), que faz o acompanhamento que eu preciso para não ter recaída”, revela.

Quem também fez questão de participar da folia foi a paciente K.B.M, 40 anos, internada por esquizofrenia. “Eu aproveitei para me maquiar, me enfeitar, estou muito feliz porque adoro carnaval e estou podendo dançar bastante e me divertir nessa festa do hospital”.

As comemorações carnavalescas do hospital foram encerradas na manhã desta quinta-feira, 20, com mais um bloco de carnaval. Desta vez, os participantes foram os pacientes masculinos da unidade 1. Com a ajuda dos profissionais que lidam diariamente com eles, organizaram um trenzinho e percorreram diversos setores da unidade hospitalar, passando pelas enfermarias, emergência, ambulatórios e administrativo, animando colaboradores, acompanhantes e outros pacientes.