Hemoce abre posto de coleta no RioMar

3 de fevereiro de 2020 - 08:44 # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Repórter:
Natassya Cybelly

Um novo espaço para doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), do Governo do Ceará, será inaugurada nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, no Shopping RioMar Fortaleza. O espaço tem capacidade para receber até 40 doações de sangue por dia.

O posto funcionará no local até 30 de abril, de segunda a sexta, das 10 às 20 horas, e aos sábados das 10 às 16 horas, no piso E2, próximo ao Detran. A loja contará com uma equipe de médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social para receber os candidatos a doação.

Para a diretora-geral do Hemoce a parceria facilita o acesso da população a causa. “Levar o Hemoce para um ambiente que faz parte da rotina de muitas pessoas, como é o shopping, facilita o acesso de muitos voluntários e esse é nosso objetivo, aproximar, ampliar os locais de coleta para que Hemoce fique ainda mais perto da população”, destaca Luciana Carlos.

A parceria entre o banco de sangue e RioMar acontece desde 2015. A expectativa é coletar 900 bolsas de sangue durante o período de funcionamento do posto. “Para o RioMar é sempre importante receber o Hemoce, a instituição que promove o estímulo à doação de sangue. No cotidiano do shopping, a unidade temporária incentiva e facilita o voluntariado das pessoas no ato da doação.”, disse Gian Franco, superintendente do shopping.

Para doar

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano. Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Com uma bolsa de sangue apenas é possível salvar de três até quatro vidas já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes.