UTI Adulto zera taxas de infecções de corrente sanguínea e do trato urinário

27 de janeiro de 2020 - 14:45 # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Repórter:
Edwirges Nogueira

O Hospital Geral Waldermar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará, zerou os casos de infecção primária na corrente sanguínea e no trato urinário na sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto. O feito foi alcançado com mudanças simples na rotina do setor. Os protocolos, chamados bundles, colocam as boas práticas como um importante aliado na prevenção de infecções.

“Por meio dessas atividades, passamos a observar todos os detalhes, e assim prevenir as infecções. Os processos são bem gerenciados e os profissionais são treinados e incentivados a aderir as práticas. Atualmente, a UTI Adulto demonstra  ótimos resultados, que refletem no bem-estar dos pacientes”, comentou Denys Briand, diretor da instituição.

A iniciativa é uma das atividades do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Fazem parte do programa, além do HGWA, o Hospital Geral César Cals, Hospital Geral de Fortaleza e Hospital Regional do Cariri.

A redução em 50% os casos de infecções primária de corrente sanguínea laboratorial e do trato urinário, bem como nos casos de pneumonia associada a ventilação é o propósito do projeto.