Saúde capacita médicos em manejo clínico da dengue

21 de janeiro de 2020 - 16:50 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP
Repórter/Foto: Daniel Araújo

O Governo do Ceará por meio da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tem desempenhado desde o início do ano ações de enfrentamento às arboviroses e ao mosquito Aedes aegypti. E pensando na realização de atividades preventivas e de antecipação às possíveis situações de risco em relação à dengue, zika e chikungunya, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza treinamento sobre o manejo clínico da dengue, até o próximo dia 24 de janeiro.

Ao todo, 200 médicos que atuam na Estratégia Saúde da Família em Fortaleza serão capacitados. A formação teve início nesta segunda-feira, 20, e possui carga horária de quatro horas e tem como objetivo a qualificação no manejo clínico das arboviroses.

As atividades estão sendo conduzidas pelo Programa Médico da Família Fortaleza. Os encontros ocorrem em dois turnos e contempla 20 profissionais em cada turma. De acordo com o gerente da célula da atenção primária à saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Erlemus Soares, o treinamento foi pensado com base na experiência realizada pela ESP/CE a partir do Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde.

Humanização no atendimento

Lançado por meio de edital em junho de 2019, a iniciativa destina-se exclusivamente aos médicos brasileiros ou estrangeiros, com visto permanente no Brasil, registrados junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), que atuam ou pretendem atuar na Atenção Primária à Saúde do Estado.

A formação teve início em agosto do ano passado e integra o Programa Médico da Família Ceará, que visa o desenvolvimento de competências no atendimento às necessidades dos pacientes e suas famílias e da comunidade. A partir de um conceito amplo de saúde, a capacitação busca integra diretrizes humanizadas que alinham o bem-estar físico, mental e social, por meio de ações de promoção, prevenção e reabilitação do paciente.