UTI do HGF chega ao nono mês sem casos de infecção do trato urinário

15 de janeiro de 2020 - 13:23 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter / Foto:
Márcia Ximenes

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Governo do Ceará, segue intensificando esforços na qualidade hospitalar, com o objetivo de oferecer um melhor atendimento à população. O resultado já pode ser visto: por nove meses consecutivos, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Azul da instituição não registrou casos de infecção do trato urinário associada a cateter vesical de demora, dispositivo que facilita a saída de urina.

A marca é resultado da série de iniciativas realizadas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do qual o hospital faz parte desde dezembro de 2017, junto com 120 outras unidades em todo o Brasil. Um dos fatores que contribuíram para a queda de infecções foi a otimização da taxa de uso da sonda vesical. “O dispositivo é um corpo estranho e invasivo; portanto, quanto menos tempo o paciente ficar com ele, melhor”, explica o médico e coordenador do programa no hospital, Carlos Augusto Ramos Feijó.

O médico ressalta ainda que a instituição intensificou a utilização de algumas rotinas de boas práticas, implantou checklists, bem como organizou diversos processos de trabalho já existentes.“No caso do cateter vesical de demora, percebemos que um dos motivos da permanência do paciente com o dispositivo era a lesão por pressão. A equipe tem buscado se voltar para este viés, permitindo o uso da sonda somente quando necessário. Além disso, todos vêm se conscientizando, higienizando as mãos e tomando outras precauções que diminuem os riscos de infecção”, exemplifica o médico intensivista.

O programa é formado por profissionais de medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, serviço social, odontologia e administração.

Melhor atendimento para todos

O HGF e outras quatro unidades do Governo do Ceará fazem parte do Proadi-SUS, que desenvolve diversos projetos. Um deles é o projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, que engloba o plano de redução dos índices de infecção, e tem como objetivo orientar profissionais de saúde quanto às melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos equipamentos que atendem pelo SUS.

O projeto visa reduzir em 50% a incidência das três principais infecções nas UTIs: Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica, Infecção Primária da Corrente Sanguínea Associada a Cateter Venoso Central e Infecção do Trato Urinário Associada a Cateter Vesical de Demora. De acordo com a metodologia do Institute for Healthcare Improvement (IHI), parceiro do Ministério da Saúde no Proadi-SUS, a meta é atingida após seis meses consecutivos de redução.