Elo de Vida realiza jornada para práticas no atendimento a dependentes químicos

10 de janeiro de 2020 - 11:08 # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Repórter: Milena Fernandes

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, realizou a VI Jornada de Atualização das Práticas de Atendimento a Dependentes Químicos. O evento ocorreu na quarta e quinta-feira, 8 e 9 de janeiro, organizado pela equipe Elo de Vida.

As discussões levantaram possibilidades para reflexão sobre tratamento para dependente químico, alcoolismo, tabaco, dificuldade de adesão do codependente ao tratamento, uso abusivo de droga, experiência exitosa no manejo com dependente químico, inserção social e fluxo de dependentes químicos e as práticas realizadas na instituição.

A terapeuta ocupacional, Sandra Coelho, gestora do Elo de Vida, avalia a jornada como uma grande oportunidade para debater temas importantes que fortaleçam a rede de atendimento ao dependente químico. “A troca de experiências nos fez refletir que estamos no caminho certo, mas podemos e devemos sempre melhorar. Dividimos nossa experiência com os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de diversos municípios do Ceará e traçamos metas sugeridas por outros profissionais e pelos próprios usuários, que também participaram de evento”, explica.

O Elo de Vida é a área do HSM especializada na assistência aos dependentes químicos em recuperação, com foco na reinserção social e capacitação profissional. Realiza um trabalho multidisciplinar, com atuação de terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e nutricionistas.

Os pacientes ainda participam de cursos de capacitação e muitos deles são encaminhados para o mercado de trabalho. A reinserção profissional e social é um dos grandes diferenciais do tratamento realizado. “Através de parcerias com outras instituições, como o Sesc/ Senac e Seduc, proporcionamos qualificação profissional com a chance de conquistarem uma vaga no mercado de trabalho ou de atuarem como autônomos, tendo uma fonte de renda, exercendo uma nova atividade e mudando realmente de vida”, frisa Sandra Coelho.

Artur Teobaldo, 31, auxiliar de lavanderia, começou a usar drogas aos 16 anos por curiosidade, apenas para saber qual era o efeito que causava, na impulsividade. Acabou entrando no vício. “No início era só maconha, depois apareceram outras drogas, loló, cocaína e o álcool. Quando tudo piorou, procurei o HSM e foi a minha salvação. Passei 14 dias na Unidade de Desintoxicação e, em seguida, vim para o Elo de Vida, onde fiquei em tratamento por seis meses. Recebi alta e agora estou me sentindo renovado, com mais tranquilidade, leveza e sem ansiedade. A libertação das drogas me possibilitou uma nova vida, com sonhos e perspectivas. Reconquistei a família e um emprego em uma serigrafia. Estou muito feliz”, revela.