Ambulatório de estomaterapia traz serviço especializado no atendimento a lesões

7 de janeiro de 2020 - 11:26 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Repórter/Fotos:
Teresa Fernandes

Especialidade importante em uma instituição hospitalar, a estomaterapia é um ramo da enfermagem que atende pessoas em três grandes áreas: estomias, feridas agudas e crônicas, além de fístulas e incontinência anal e urinária. O ambulatório de enfermagem em estomaterapia do Hospital Regional Norte (HRN) é referência na região. O serviço existe há seis anos e atende pacientes de todas as idades, incluindo bebês, gestantes e idosos.

O ambulatório é um espaço para acolhimento das pessoas após a alta hospitalar para verificação no caso de pacientes com feridas se a evolução dessa cicatrização está sendo favorável. Foi o caso do paciente Antônio Alves da Costa, 58, que tem diabetes e acabou amputando alguns dedos devido a uma infecção. “Encontrei aqui no HRN excelentes médicos que fizeram dois procedimentos no meu pé. Fui muito bem tratado aqui e depois veio a parte da estomaterapia que foi fundamental para minha recuperação”, avalia.

No HRN, o atendimento especializado na área da estomaterapia, dar-se por meio de interconsultas, ambulatório especializado para egressos, além de ações de educação em saúde e educação em serviço. O trabalho é desenvolvido com o suporte do GT multidisciplinar de prevenção de lesão por pressão e demais profissionais da instituição. No setor são realizadas atividades na internação de educação do paciente, acompanhantes, profissionais no hospital quanto com as interconsultas com um parecer especializado na área. Além disso, encaminham os pacientes que são acompanhados pela estomaterapia ou pela instituição de uma forma geral para vincular ao ambulatório.

“A atuação da estomaterapia no serviço é tanto a nível hospitalar quanto ambulatorial. Aqui no ambulatório de estomaterapia, no primeiro atendimento ao receber esse paciente sempre temos o cuidado de fazer uma primeira avaliação, estabelecer um plano de cuidados e a partir daí estabelecer a periodicidade de retorno dele dentro do ambulatório”, completa a enfermeira estomaterapeuta, Eliziane Barros. Ela explica que no ambulatório existe a possibilidade de encaminhar o paciente para as demais especialidades existentes no serviço, principalmente podendo fazer o atendimento compartilhado do paciente com a cirurgia vascular.

A maior parte dos pacientes do ambulatório de estomaterapia são pessoas que têm diabetes e complicações com relação às feridas relacionadas ao pé diabético. “Além de acompanhar as questões da cicatrização, também investimos em educação para a prevenção de novas lesões”, avalia Cláudia Galdino. Entre as dicas estão lavagem, higiene e hidratação dos pés, o corte das unhas que tem que ser ligeiramente reto, não podem andar descalços, precisam observar se entre os dedos há umidade, os dedos precisam estar enxutos. Também é necessário evitar ao máximo o famoso escalda-pés, ou seja, colocar os pés dentro d’água morna. “As pessoas com diabetes têm uma perda de sensibilidade e não vão perceber realmente que aquela água está muito quente e daí podem acontecer os transtornos, aparecimento de bolhas, queimaduras e as complicações que a gente tem por aqui”, avalia.

Serviço

O ambulatório de enfermagem em estomaterapia do HRN conta com uma equipe de duas enfermeiras para atendimento de egressos do hospital. O serviço funciona no ambulatório, nos dias de terça e sexta-feira, com início do atendimento às 8h. É necessário o agendamento prévio da consulta pelo telefone (88) 3677-9310.

Segundo a coordenadora do ambulatório, a enfermeira Juliana Veras, o ambulatório de estomaterapia é fundamental para dar seguimento ao tratamento dos pacientes que vêm da internação com lesões e também para dar suporte aos pacientes do atendimento vascular. “O público da estomaterapia precisa de um trabalho continuado. Esse acompanhamento no ambulatório impacta não somente na redução do tempo de internação, mas também na recuperação do paciente”, avalia.