Unidade de Terapia Intensiva do HM zera casos de infecção

27 de dezembro de 2019 - 15:23 # # #

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Repórter/Fotos: Jessica Fortes

Mais vidas salvas, média de permanência hospitalar reduzida e pacientes voltando para o convívio familiar em menos tempo. Esses foram alguns dos resultados obtidos pelo Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, da rede pública da saúde do Governo do Estado, após integrar o projeto colaborativo Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, iniciativa que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

O objetivo principal do programa é reduzir em 50% as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), entre elas: Infecção Primária de Corrente Sanguínea Laboratorial (IPCSL), associada ao uso de cateter venoso central; Pneumonia Associada À Ventilação Mecânica (PAV) e Infecção do Trato Urinário Associada ao Cateter Vesical (ITU-AC).

Com a adoção de novos protocolos e com o engajamento de toda a equipe da UTI Respiratória Adulto (UTIR), o HM, conseguiu zerar a incidência de casos de infecções relacionadas à assistência. As mudanças começaram em 2017, junto com o projeto.

Expansão do cuidado

Em dezembro de 2019, mês que marcou o fim da colaborativa, os resultados superaram as metas estabelecidas. A UTIR, unidade piloto do projeto, conseguiu reduzir em 100% os casos de IPCSL, PAV e ITU-AC, estando atualmente com zero infecções na unidade.

“A implantação dos protocolos de segurança do paciente, os treinamentos e a motivação constante dos profissionais de saúde, além do monitoramento dos dados, foram fundamentais para o alcance dos resultados. Não tivemos aporte financeiro, apenas mudamos os processos de trabalho”, destaca Celiane Maria Lopes Muniz, gerente de enfermagem do Hospital de Messejana.

Com as ações de prevenção e redução dos índices de infecções, a Unidade contabilizou, em 2019, uma redução estimada de R$1.012.818, em custos com internação, sem considerar os custos com farmácia, banco de sangue e imagem, por exemplo. Além do valor economizado, em 2019, a média de permanência na UTIR teve redução, passou de 12, para 10 dias, consequentemente, 47 pacientes a mais foram atendidos na Unidade.

“Esses resultados começam desde a limpeza do leito, antes mesmo do paciente chegar à UTI, e demonstram o trabalho de uma equipe integrada e comprometida. Alcançar estes índices nos coloca como uma das UTIs do país com excelência no cuidado com o paciente. São mais vidas salvas, pacientes voltando mais cedo para casa e isso é humanização”, parabenizou o diretor Médico, Ricardo Martins.

Referência Nacional

O Hospital do Coração de São Paulo, é responsável por capacitar e monitorar todo o trabalho da equipe e realizar visitas presenciais a cada quatro meses. Com os resultados obtidos na colaborativa, a UTIR passou a ser referência em todo o país. No início de dezembro, os profissionais de Messejana foram convidados pelo Hospital do Coração de São Paulo, a relatar a experiência exitosa em outras unidades de saúde.

“Foi um grande trabalho de conscientização, em todas as áreas e o que antes parecia ser impossível, agora servirá de exemplo para outras unidades de saúde. Nós conseguimos e os nossos pacientes são os mais beneficiados neste processo”, comemora o chefe de enfermagem da unidade, Renato Bezerra.

Colaborativa

O Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, em parceria com Hospital Moinhos de Vento (RS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Hospital Sírio Libanês (SP) e Hospital do Coração (SP).

O Hospital de Messejana foi um dos 119 hospitais públicos selecionados em todo o Brasil para integrar o Proadi-SUS. O Institute for Healthcare Improvement (IHI) está sendo o grande mentor do método utilizado para implantação das mudanças. A instituição é referência internacional em melhores práticas de saúde para o paciente.