Cuidadores e pacientes se reúnem em confraternização

20 de dezembro de 2019 - 17:18 # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Repórter/fotos:
Alexandra Souza

Uma tarde inteira de cuidados com quem cuida. A Casa José de Alencar foi o espaço que acolheu, neste mês de dezembro, pertinho do Natal, os cuidadores dos pacientes que são atendidos pelo Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) do Hospital Geral Waldemar Alcântara.

Cerca de 100 pessoas foram recebidas com uma bela apresentação cultural feita pela camerata da Universidade de Fortaleza, em seguida a coordenadora do SAD, Úrsula Wille Campos, deu as boas-vindas a todos os presentes e também recebeu uma homenagem de um dos cuidadores, em reconhecimento pela excelente condução do programa. Depois, a animação foi garantida pela palhaça Emília.

Alfredo Ferreira de Souza Filho, cuidador da paciente Lúcia Honorato, portadora de esclerose lateral amiotrófica (ELA), participou da festa. Para que isso pudesse acontecer, os filhos do casal, Gleiciane Honorato e Gleison Honorato, ficaram cuidando da mãe. “Foi a melhor festa do mundo. Me senti privilegiado e reconhecido”, disse Alfredo. Ele é cuidador da esposa há 3 anos.

Para a psicóloga do SAD, Renata Mesquita, os cuidadores são grandes parceiros do programa, na medida em que abrem mão de suas rotinas para cuidarem dos pacientes que possuem necessidades especiais. “Os cuidadores aspiram, fazem troca de sonda e também precisam de uma atenção maior, dado o desgaste físico e emocional ao qual estão submetidos”, explicou.

Uma vez por mês, o SAD realiza um evento voltado para o cuidado com os cuidadores. No final do ano, esse momento ganha uma dimensão maior. A festa contou com apoio e doações de empresas parceiras e com o envolvimento e dedicação de todos os integrantes da equipe do SAD.

Para Úrsula Wille Campos, é uma forma de reconhecer o trabalho que os cuidadores realizam e celebrar a importância deles para a vida do paciente. “É muito emocionante ver a gratidão das famílias, como elas valorizam esse momento e também se sentem cuidadas e acolhidas. Esse momento também promove uma maior aproximação entre a equipe e os cuidadores e isso é fundamental para o sucesso do tratamento dos nossos pacientes”, afirmou.

O encontro anual dos cuidadores já acontece há 16 anos, desde que o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) foi implantado no Hospital Geral Waldemar Alcântara.