Projeto otimiza atendimento na emergência do HGF e gera bons resultados

12 de dezembro de 2019 - 13:55 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter e Fotos: Filipe Dutra

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, apresentou nesta quarta-feira, 11, os indicadores finais do projeto Lean nas Emergências. Os resultados são positivos: otimização dos atendimentos, diminuição de extraleitos e do tempo médio de permanência na unidade.

O principal indicador utilizado pelo projeto, o NEDOCS (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência) registrou queda de 63%, de agosto a novembro de 2019. No mesmo período, o tempo entre a entrada do paciente no serviço de urgência e movimentação para a enfermaria diminuiu 57%, e quando não há internação, a porcentagem de redução é de 71%. Isso ainda com o aumento do número de atendimentos, de 1.117 em agosto para 1.447 em novembro.

Esses indicadores são fruto de uma série de medidas adotadas na unidade, como o Plano de Capacidade Plena (PCP), que gerencia atividades de forma a envolver não só o planejamento como também a programação e o controle do que foi estabelecido; o daily huddle, uma reunião de curta duração entre a equipe multidisciplinar, e a sala de alta, um espaço para o paciente que recebeu alta aguardar confortavelmente o transporte que o levará para casa.

O agricultor Henrique de Mesquita, 49 anos completos justamente no dia 11, é natural de Madalena e está no HGF desde 6 de dezembro. Ele foi acolhido pela equipe de emergência, a quem rende elogios. “Nunca havia sido hospitalizado aqui, e está sendo tranquilo. Não tive nenhum problema em que não fosse atendido (sic.)”, pontua.

O prazo de permanência do agricultor se enquadra no tempo médio da unidade, de 9,8 dias em dezembro. Em julho, esse tempo era de 13,02 dias. Isso representa a eficácia do projeto Lean nas Emergências.

Modelo

Para o secretário da Saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), o momento vivido pelo Hospital Geral de Fortaleza é um marco. “É um esforço de vários: dos trabalhadores internos, dos diretores e da sociedade como um todo. São muitos os desafios, ainda há o que melhorar; mas o HGF deu o pontapé inicial”, afirma.

O diretor geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo, atribui os resultados ao comprometimento dos colaboradores da unidade, nos diversos setores e vínculos. “Na emergência do hospital, e no hospital como um todo, conseguimos fazer com que a equipe entendesse a importância dessa filosofia de trabalho e que isto traz maior satisfação para o usuário. E eles abraçaram a causa com ênfase. Sem esta parceria, nada aconteceria”, ressalta.

Lean nas Emergências

O projeto, do Ministério da Saúde, é desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS), executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.

“Lean”, que em português significa enxuto, é uma metodologia para alinhar toda a organização e levar qualidade mais rapidamente aos usuários, envolvendo pessoas, sistemas e processos e eliminação de desperdícios. Até 2020, a meta do projeto no Brasil é que 100 serviços de urgência sejam reestruturados com 450 profissionais capacitados e 180 protocolos clínicos implantados.

Quatro hospitais do Governo do Ceará estão inseridos no Projeto Lean nas Emergências. O primeiro a ingressar, ainda no Ciclo 1, foi o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. No Ciclo 2, foi a vez do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). No Ciclo 3, ingressou o Hospital Geral de Fortaleza. Cada ciclo representa seis meses de intervenção presencial mais doze meses de monitoramento.

A participação desses hospitais reforça o compromisso do Estado em promover uma saúde integrada e com resolutividade.