Planejamento Regional em Saúde discute estratégias para 45 municípios do Cariri

22 de novembro de 2019 - 14:45 #

Assessoria de Comunicação do HRC - Raquel Oliveira

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) reuniu em Juazeiro do Norte cerca de 250 gestores da Região de Saúde do Cariri, nos dias 21 e 22 de novembro. A  2ª Oficina do Planejamento Regional em Saúde contou com a participação de técnicos, coordenadores regionais e secretários de saúde de 45 municípios do Estado. O secretário executivo de Vigilância e Regulação, Marcos Gadelha, ressaltou a importância de diálogo entre os municípios para a integração da Redes de Atenção à Saúde (RAS).

“Muitas vezes o trabalho acontece de forma fragmentada, o município fazendo a parte dele na Atenção Primária e o Estado na Atenção Especializada. E no final das contas o paciente precisa de atenção integral. Então, se o paciente for encaminhado para um serviço de atenção básica e precisar migrar para um serviço de atenção terciária, esse fluxo tem que ser contínuo e ininterrupto. Esse processo só acontece se nós, Estado, Município e União trabalharmos juntos, planejarmos juntos, para termos objetivos comuns e a partir daí oferta dentro daquilo que a gente definiu”, destaca o secretário executivo.

Planejamento

Durante a oficina, os participantes discutiram o cenário assistencial e as RAS relacionando qualidade e resolutividade dos serviços de saúde, como consultas especializadas, exames de apoio ao diagnóstico, cirurgias eletivas, terapias especializadas, internações das unidades de urgência, entre outros.

Para o secretário de saúde do município de Várzea Alegre, Ivo Leal, o encontro é uma oportunidade para planejar, baseando-se na realidade dos municípios. “O sistema é muito importante, mas ele precisa ser desenhado baseado nas necessidades e não em expectativas. Com essa aproximação, temos como encontrar oportunidades de melhoria”, salienta.

“Essa nova proposta está fazendo com que a gente analise o problema com um olhar na região. Além de colocar a atenção básica, a secundária e alta complexidade para dialogar. O serviço para a população deve acontecer de forma mais eficiente”, ressalta Georgia Xavier, coordenadora da Regional de Saúde de Juazeiro do Norte.

Próximo encontro

A terceira etapa acontecerá também em Juazeiro do Norte, nos dias 5 e 6 de dezembro. Será a continuidade da elaboração de um Plano de Ação para a região do Cariri, considerando a rede de assistência e a análise situacional para definição de soluções e implementação de estratégias eficientes.