Seminário para médicos está com inscrições abertas

14 de novembro de 2019 - 10:07

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter:
Fátima Holanda
Arte gráfica: Jeorge Farias

A Secretaria da Saúde do Ceará realiza nesta segunda-feira, 18 de novembro, o Simpósio Estadual de Manejo Clínico e Vigilância das Doenças Neuroinvasivas por Arbovírus, com ênfase em Febre do Nilo Ocidental. O evento será para os profissionais médicos que trabalham na redes pública e privada de saúde. As inscrições são online (clique aqui).

A capacitação ocorrerá no Hotel Plaza Suites. O Objetivo é capacitar os profissionais no manejo clínico e vigilância da Febre do Nilo Ocidental. Este evento é uma atividade de preparação prevista no Plano de Vigilância Prospectiva Humana da Febre do Nilo Ocidental (FNO).

Transmissão

O vírus do Nilo Ocidental (VNO) é transmitido por meio da picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex. Os hospedeiros naturais são algumas espécies de aves silvestres, que atuam como amplificadoras do vírus (viremia alta e prolongada) e como fonte de infecção para os mosquitos. Também pode infectar humanos, equinos, primatas e outros mamíferos.

O homem e os equídeos são considerados hospedeiros acidentais e terminais, uma vez que a viremia se dá por curto período de tempo e em níveis insuficientes para infectar mosquitos, encerrando o ciclo de transmissão.

O que são epizootias?

É um conceito utilizado na saúde pública veterinária para qualificar a ocorrência de um determinado evento em um número de animais ao mesmo tempo e na mesma região, podendo levar ou não à morte. As principais são: Dengue, Febre Amarela, Febre do Nilo Ocidental, encefalite de Saint Louis, Mayaro, Oropouche, Chikungunya e Encefalites Equinas.

A vigilância em epizootias, mais especificamente em primatas não humanos, tem como objetivo a prevenção de casos humanos de febre amarela através da identificação precoce da circulação viral na população de macacos mortos ou doentes (vigilância passiva).

O que é viremia?

Viremia é a presença de vírus no sangue circulante em um ser vivo.