Gestores da Sesa se reúnem em última etapa do Programa de Modernização da Saúde

14 de novembro de 2019 - 14:23 # # #

Repórter e Fotos:
Débora Morais

A Secretaria da Saúde do Estado Ceará (Sesa) está em fase de conclusão das oficinas do Planejamento Estratégico 2019-2023. A última fase reúne em dois dias os gestores do nível central da Sesa e coordenadores das Regionais de Saúde. A oficina iniciou na quarta, 13, e encerra nesta quinta-feira, 14. A próxima será nos dias 21 e 22 com gestores dos hospitais e unidades ambulatoriais da rede Sesa.

Os gestores vêm trabalhando em um rigoroso cronograma para implementação do Programa de Modernização da Saúde. O encontro destes dois dias conclui oito meses de estudos e planejamento traçado pela Sesa, período em que pode ser observado uma significativa evolução de pensamento e de gestão dos trabalhadores e profissionais da Saúde. Algumas das medidas debatidas, inclusive, já mostram resultado, como explica o secretário Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

“Tenho assistido um sistema da saúde que tem se modernizado, uma população de servidores que têm se engajado cada vez mais. A transparência na avaliação do mérito e no desempenho tem fortalecido as ações com os usuários. Acredito que o resultado mais importante é você ter esse engajamento de todos os colaboradores do sistema. Isso é o fruto de todos esses meses de trabalho e análises”, declara o secretário.

A quinta etapa do planejamento busca desenvolver o processo de monitoramento e execução da cadeia de resultados da Secretaria, bem como as soluções que garantirão o bem-estar dos colaboradores da Sesa. Ao todo, 70 gestores participam do encontro, que conta com atividades de avaliação e aprimoramento das estratégias. Os participantes também sugerem medidas que possam contribuir para a construção de um sistema equânime e transparente.

“Essa agregação, integração das esquipes, permite conhecermos a área do outro e qualificarmos nossas ferramentas para estruturar, planejar e organizar. É necessário fazer avaliações para melhorar e aperfeiçoar os planos de ações”, considera a coordenadora jurídica da Sesa, Fátima Nogueira.

Planejamento Estratégico 2019-2023

Desenvolvendo estratégias para assegurar a saúde com qualidade para todos, o Programa de Modernização da Gestão da Saúde do Estado do Ceará define como missão da Sesa “promover saúde individual e coletiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”. Baseado nos valores “resultado centrado no cidadão, humanização do atendimento, valorização das pessoas, transparência, conhecimento e inovação”.

Os gestores da Sesa discutiram ao longo desses meses a promoção da saúde individual e coletiva no eixo “Ceará Saudável” do Plano Plurianual 2020-2023, instrumento básico de planejamento que estabelece de forma regionalizada, diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública no Ceará.

O planejamento estratégico é o começo de um processo que envolve o reconhecimento dos profissionais que trabalham na Saúde. Dr. Cabeto ressalta a importância dos desafios futuros para a continuidade dos processos desenvolvidos.

“Acredito que os desafios para manter o plano será implantar o sistema, a reforma do modo de trabalho da Secretaria e melhorar a relação cada vez mais com os agentes que fazem parte do sistema, tanto para o nível federal quanto para o municipal. No serviço público é onde tem que estar os melhores, que possamos construir um ambiente de trabalho melhor para as gerações futuras”, fala o secretário da Saúde.