Projeto estimula a leitura entre colaboradores

13 de novembro de 2019 - 15:50 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Repórter/fotos: Alexandra Souza

Incentivar o hábito da leitura e propiciar um pouco de entretenimento para os colaboradores são alguns dos objetivos do projeto Biblioteca Itinerante, que há quase 3 anos, está em execução no Hospital Geral Waldemar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará.

Todas as quartas-feiras, pela manhã, os livros são expostos em um local de grande circulação da unidade para que os colaboradores possam escolher o exemplar que irão ler nos próximos 15 dias, prazo estabelecido para devolução do livro. O empréstimo pode ser renovado por igual período, caso a leitura ainda não tenha sido concluída.

O hospital recebe doação de livros, desde o início do projeto. Atualmente, o acervo possui 187 volumes, devidamente catalogados. São romances, autobiografias, livros de ficção, autoajuda, literatura religiosa e policial que têm ajudado os profissionais do HGWA a desenvolverem amor pelo hábito de ler, assim como levar boas mensagens aos pacientes e acompanhantes.

“Todo o aprendizado é compartilhado com os colegas de trabalho, familiares e pacientes assistidos pelo Hospital”. É o que assegura a técnica administrativa, Silvanice dos Anjos. Ela já teve a oportunidade de ler 80% do acervo e é uma consultora para os colegas. Incentiva, dá dicas de leitura e o melhor, ama ler e aprender cada dia mais.

“Ler é a coisa que mais gosto de fazer na vida. Leio em todos os momentos que tenho livre. Minha vida mudou muito com a leitura, porque me ajuda a formar opiniões, a ter mais imaginação e criatividade, me acalma e me faz uma pessoa melhor. A leitura foi uma herança que meu pai me deixou. Toda vez que eu pego um livro, lembro dele com muita afetividade”, disse emocionada.

A gerente de risco do Hospital e idealizadora do projeto, Djane Filizola, explica que a leitura impacta de modo muito positivo no dia a dia dos colaboradores, tornando o contato com o outro mais fluido e humanizado, o que auxilia no cuidado ao paciente. “Estamos plantando uma sementinha do bem. Nosso desejo é que o hábito da leitura possa ser cultivado e compartilhado com aqueles com quem nossos funcionários convivem, dentro e fora do hospital”, afirmou.