Referência no Ceará, Unidade de AVC do HGF completa dez anos

29 de outubro de 2019 - 18:12 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter/ Fotos: Filipe Dutra

O marco foi celebrado nesta terça-feira, 29, com o Simpósio “Dez anos de Unidades de AVC no Ceará”.

Esta terça-feira, 29 de outubro, é Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). E o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Ceará, comemora 10 anos da criação da Unidade de AVC. O marco foi celebrado com o Simpósio “Dez anos de Unidades de AVC no Ceará”, realizado no auditório principal do HGF.

O evento reuniu o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), e representantes da direção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará), além da direção e das equipes das unidades de AVC e Neurologia do HGF. Participaram também profissionais de saúde do Ceará e de outros estados. Na ocasião, foi homenageado o primeiro chefe da Unidade de AVC, o neurologista João José Carvalho.

O atual chefe, Fabrício Lima, foi residente de João José na implementação da Unidade, e demonstrou sentimento de orgulho ao falar de seu trabalho.”É gratificante. O que você faz na unidade é significativo. No setor do AVC, temos a consciência de estar tratando não só algo individual, mas principalmente populacional, com o intuito de melhorar a atenção à saúde no Ceará”, declarou.

A importância da transmissão de conhecimento através das residências foi destacada por Dr. Cabeto. “Este trabalho que vocês estão fazendo reverbera gerações. Na verdade, o que fundamenta a qualidade é o centro formador de conhecimento”, ressaltou o secretário da Saúde do Ceará.

“É um marco na neurologia do Estado do Ceará e do Brasil”, elogiou o diretor geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo. “Vocês fazem parte de uma unidade que é referência e fonte de vários trabalhos nacionais e internacionais, e isso é o que nos deixa mais orgulhosos”, ressaltou.

Cuidados

O entupimento ou rompimento dos vasos que levam o sangue ao cérebro causam o AVC. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores serão as chances de recuperação.

Perda súbita da força muscular em um lado do corpo; formigamento/dormência em um lado do corpo; dificuldade para falar e/ou compreender o que se fala; perda visual repentina, particularmente de um olho apenas; tontura/vertigem e/ou dificuldade no equilíbrio e dor de cabeça súbita, diferente de todas que a pessoa já sentiu, sem causa aparente, são sintomas do AVC.

Unidade de AVC do HGF

O Hospital Geral de Fortaleza investe na reabilitação precoce por meio de uma equipe multidisciplinar. São médicos neurologistas, enfermeiros capacitados para tratar de AVC, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que monitoram, 24 horas por dia, 20 leitos de internação na Unidade de AVC do hospital.

O HGF foi o primeiro hospital público do Ceará a oferecer o tratamento a partir do trombolítico, um medicamento que dissolve os coágulos no cérebro e diminui em quase 50% as possíveis sequelas da doença, além de reduzir cerca de 30% a mortalidade.