Prevenção e controle de sífilis são temas de simpósio estadual

29 de outubro de 2019 - 15:47 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Fátima Holanda

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizará nos dias 30 e 31 de outubro, o III Simpósio Cearense de Prevenção, Controle e Vigilância da Sífilis. Nesta quarta-feira, 30, das 8h30min às 17 horas, o evento acontecerá no auditório da Escola de Saúde Pública do Ceará, e na quinta-feira, 31, das 8 às 12 horas, no Anfiteatro do bloco B da Universidade de Fortaleza (Unifor).

No simpósio será debatido o diagnóstico e tratamento da Sífilis na Atenção Primária. Profissionais de saúde da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica dos municípios estarão presentes na discussão. O evento faz parte do cronograma de atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate a Sífilis. No último dia 18, testes rápidos para diagnóstico da sífilis e distribuição de preservativos foram realizados na Praça da Gentilândia, no Benfica.

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e é transmitida através de relação sexual. Há também uma outra forma de contágio: da mãe para o bebê, durante a gestação ou parto. O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis.

No Ceará, foram notificados 932 casos da sífilis congênita e 1.569 em gestantes neste ano. A sífilis tem cura e o seu tratamento é feito através de injeções de penicilina, orientadas pelo médico de acordo com a fase da doença em que o paciente se encontra. O tratamento é feito com o uso de antibióticos como a Penicilina. O número de doses e a duração do tratamento vai depender da gravidade e do tempo de contaminação da doença.