Município cearense é finalista de prêmio nacional de Atenção Primária à Saúde

25 de outubro de 2019 - 14:08 # # # #

Repórter: Fátima Holanda

O Ceará é finalista do Prêmio Atenção Primária à Saúde (APS) Forte: Acesso Universal, promovido pelo Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). É o único estado finalista da Região Nordeste. A experiência exitosa é do município de Mombaça, que faz parte da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Iguatu.

Com a experiência “Estratégias de acesso aos grupos prioritários nas campanhas de vacinação contra a influenza no município de Mombaça: primeiro lugar no ranking do Estado”, Mombaça concorre com outros 10 municípios brasileiros nesta etapa.

De acordo com o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), a Atenção Primária é ponto fundamental no Estado do Ceará. “Quero parabenizar o município de Mombaça na pessoa do prefeito, de toda a comunidade e dos profissionais de saúde pelo desempenho e o exemplo a ser seguido na questão da atenção de saúde. O Estado reconhece esse esforço e faz questão de apoiá-lo”, destaca.

Mombaça fica a 300 km de Fortaleza e faz parte do Sertão Central do Estado. Para o prêmio APS Forte: Acesso Universal, foram inscritas 1.294 estratégias da atenção primária à saúde de vários municípios brasileiros.

“Acreditamos numa Atenção Primária forte, e temos trabalhado esse acesso para a população. Sabemos que podemos fazer uma saúde pública de qualidade e com um custo menor”, ressalta Norma Marques, secretária de Saúde de Mombaça. A premiação será divulgada na terça-feira, dia 29 de outubro, na sede da OPAS, em Brasília.

O Prêmio APS foi lançado em abril de 2019 pelo Ministério da Saúde e pela OPAS. O objetivo é identificar, dar visibilidade e promover as iniciativas exitosas que existem nos municípios e nos estados que fortalecem o trabalho da Atenção Primária à Saúde.