Ação no parque orienta população sobre prevenção

24 de outubro de 2019 - 16:05 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter: Suzana Mont'Alverne
Arte gráfica: Fabio dos Santos

Uma em cada quatro pessoas terá AVC ao longo da vida. Para orientar a população sobre prevenção, diagnóstico, fatores de risco e tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), o SAMU 192 Ceará promoverá neste domingo, 27, uma série de atividades para o público. Os frequentadores do Parque Adahil Barreto poderão aferir a pressão arterial, glicemia capilar e calcular o índice de massa corporal. Também terá visitação à ambulância do Samuzinho.

A doença é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. “Prevenindo, 90% dos casos podem ser evitados. Por isso é tão importante aumentar a conscientização sobre o risco individual de AVC e capacitar o máximo de pessoas com informações e ferramentas de prevenção da doença”, informa Rogério Giesta, médico e coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Ceará.

O evento faz referência ao Dia Mundial de Combate ao AVC, 29 de outubro, e aos dez anos da unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), do Governo do Ceará. A realização é da Secretaria da Saúde Ceará, por meio do Núcleo de Urgência e Emergência e SAMU 192 Ceará.

AVC

O entupimento ou rompimento dos vasos que levam o sangue ao cérebro causam o AVC. Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento, maiores serão as chances de recuperação.

Perda súbita da força muscular em um lado do corpo; formigamento/dormência em um lado do corpo; dificuldade para falar e/ou compreender o que se fala; perda visual repentina, particularmente de um olho apenas; tontura/vertigem e/ou dificuldade no equilíbrio e dor de cabeça súbita, diferente de todas que a pessoa já sentiu, sem causa aparente, são sintomas do AVC.

A hipertensão arterial (pressão alta), o diabetes, colesterol alto, tabagismo e sedentarismo são fatores de risco da doença. “Conscientizar a população do risco dos maus hábitos é fundamental. A prática de exercícios regulares e uma alimentação mais saudável são recomendadas para se evitar um acometimento de AVC”, destaca Rogério.


Serviço:

Atividades de Prevenção ao AVC no Parque

Data: Domingo, 27 de outubro
Horário: 8 às 12 horas
Local: Parque Adahil Barreto
Rua Major Virgílio Borba, 177, Dionísio Torres, Fortaleza