Hospital realiza campanha de arrecadação de frascos de vidro

16 de outubro de 2019 - 11:55 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter/Foto: Filipe Dutra
Arte gráfica: Fabio dos Santos

O aleitamento traz inúmeros benefícios para os bebês, de nutricionais a afetivos. Mas, para as mães com dificuldade de amamentação, a doação de leite materno é essencial, e tão importante quanto o líquido é o frasco onde ele será armazenado. Por isso, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública da Saúde do Ceará, incentiva a doação de frascos de vidro com tampas de plástico, como os de maionese ou os de café solúvel. Eles receberão o leite que, após triagem, alimentará os 40 bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonartal (Utin) do hospital.

Carlos Henrique Nogueira, cirurgião plástico do HGF, percebeu a importância da iniciativa. Ao ter como exercício de uma disciplina de seu mestrado a elaboração de uma ação social, ele optou por arrecadar frascos de vidro junto aos colegas e à sociedade. A mobilização acontece nesta quinta-feira, 17, a partir das 8 horas, no saguão da entrada principal da unidade, com acesso pela rua Riachuelo.

“Um pequeno vidro tem um grande valor social. É uma maneira que nós, cidadãos, devemos sempre apoiar este tipo de iniciativa, pois o Banco de Leite Humano garante os primeiros dias de vida de um ser humano”, explica o médico.

A coordenadora do BLH, Lúcia Virginia, louva a ação social encabeçada por Carlos Henrique. “Campanhas como essas servem de incentivo para outras pessoas enxergarem a questão do leite humano, que deve abranger a todos. É como eu costumo dizer: quem tem peito, doa leite. Quem não tem, doa frasco”, afirma.

Como doar

Para quem não puder comparecer à ação de quinta-feira, o Banco de Leite Humano do HGF atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas, e realiza frequentemente campanhas para a arrecadação de frascos de vidro. Já, para doar leite materno, a mãe pode ir até o Hospital Geral de Fortaleza ou ligar para (85) 3101.3335 e solicitar a coleta do leite materno na própria residência.

O HGF tem um veículo que recolhe o leite todos os dias da semana, em dois turnos. As equipes levam às mães um kit doação para realizar a ordenha de forma correta. Há também serviços de orientação e tira-dúvidas sobre aleitamento materno.

Embora haja uma grande variedade de frascos, o BLH utiliza-se somente dos com tampa de plástico, que não acumula cheiro e nem resíduos. Já o vidro é resistente ao congelamento e descongelamento, o que facilita a conservação do leite materno. Após o recebimento, todas as embalagens são esterilizadas e lacradas. Esse processo evita que o leite não perca os seus nutrientes.

Serviço

Doação de frascos de vidro
Data: 17 de outubro de 2019
Horário: 8 horas
Local: saguão da entrada principal do HGF
Rua Riachuelo, 900, Papicu, Fortaleza
Informações: (85) 3101.3335