Banco de Leite Humano completa 15 anos e realiza homenagens

Repórter: Diana Vasconcelos
Arte gráfica: Jeorge Farias
Fotos: Divulgação

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da saúde do Ceará, está completando 15 anos. Para celebrar a data, o BLH do Hias vai realizar uma solenidade na quarta-feira, 16, às 15h, na sede da Associação dos Servidores da Polícia Federal do Estado do Ceará, Avenida Treze de Abril, nº 270 – Vila União.

Criado em 2004, a Unidade foi a primeira de assistência infantojuvenil de todo o Nordeste a ter um BLH e, de lá para cá, já reúne seis certificações na categoria Ouro, pela excelência do Programa Iberoamericano. É o que destaca a coordenadora do BLH Erandy de Souza.

“É uma honra para nós, essa participação significante no Programa Iberoamericano, já que sempre buscamos trabalhar de maneira humanizada com os nossos pacientes, priorizando nossa qualidade na recuperação das crianças da neonatologia”, ressaltou a médica coordenadora do BLH/Hias, Erandy de Souza.

Doadoras

Entre os homenageados da quarta-feira, 16, estão autoridades, parceiros, colaboradores e as doadoras de leite materno, como a enfermeira Joelma Saraiva que doou leite ao BLH por duas vezes.

Funcionária da neonatologia do Hias, Joelma doou leite e atuou como e incentivadora do trabalho realizado pelo banco. Agora, vai representar todas as doadoras durante a solenidade. “Me sinto privilegiada com o convite. Tanto como profissional, quanto como mãe, eu sei bem a importância do leite para as crianças da neonatologia. Agradeço muito o trabalho realizado por eles”, diz Joelma.

A profissional foi doara após o nascimento da primeira filha, a pequena Lívia, em 2014. “Eu tinha um leite precioso em excesso, então optei por doar”, ressaltou. Depois, voltou a se tornar doadora em 2019, após o nascimento do caçula, Saulo. “Nesta segunda gestação tive muitas dificuldades em amamentar, a equipe do BLH me ajudou muito, não tenho palavras para agradecer o que fizeram por mim. Toda mãe sonha em amamentar”, conta.

O exemplo parece estar sendo seguido por outras doadoras. A enfermeira Ana Célia Menezes de Brito Feitosa acaba de ter o terceiro filho e está doando leite pela terceira vez. “Eu acho o trabalho deles incrível. Eles são sempre muito atenciosos, sempre me auxiliaram quando precisei e vem buscar o leite na minha casa. Fico emocionada de saber que meu leite está ajudando outros bebês”, disse ela. A filha caçula de Ana Célia nasceu no dia 28 de agosto, uma semana depois, os potes começaram a chegar.

“Fui abençoada com muito leite. No meu primeiro filho, meu leite estava sempre vazando e meu bebê gordinho. Descobri o banco e comecei a enviar. Sei que quanto mais tiro, mais produzo, não seca. Então não me preocupei, doei com prazer e precisei da ajuda do BLH quando comecei a trabalhar, e deu tudo certo”, contou a enfermeira.

Homenagens

Outra homenagem será feita ao grupo de entidades parcerias que implantaram 11 postos de coleta em diferentes pontos de Fortaleza e Região Metropolitana. “Eles têm sido fundamentais na captação de doações de leite materno. Nos ajudam a manter o estoque, atender os bebês internados no setor neonatal do Albert Sabin e ainda incentivam a amamentação em suas respectivas comunidades. Isso não tem preço. Cada uma dessas crianças amamentadas crescerá mais saudável e protegida”, fala a coordenadora, Erandy.

O BLH

O Banco de Leite Humano do Hias, atende uma média de 34 bebês internados. São crianças prematuras, sindrômicas, pós-cirúrgicas, cuja recuperação se torna mais completa por ingerirem o leite materno pasteurizado que é doado ao BLH. A equipe multidisciplinar é treinada e capacitada para executar atividades de atendimento às mães com dificuldades para amamentar e captar leite. Todo o atendimento é gratuito, basta ligar para o 0800-280-4169.

“O Banco de Leite do Hias é um marco para o hospital. Não há dúvidas sobre a contribuição dele na recuperação das crianças da neonatologia, além de ser uma trabalho humanizado, qualificado, características pelas quais prezamos no Hias”, destacou a diretora geral da unidade, Patrícia Jereissati Sampaio.