HGF estimula ambiente lúdico em ala pediátrica

11 de outubro de 2019 - 10:27 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Repórter/Fotos:
Filipe Dutra

Os sábados de Márcio Vandré, 33, são preenchidos desde 2009 com muita alegria e solidariedade. São nesses dias que o advogado trabalhista dá lugar ao palhaço Poeta, de nariz e gorro vermelhos e um gracejo na ponta da língua. Ele é um dos voluntários que levam sorrisos às crianças da ala pediátrica do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da rede pública do Governo do Estado do Ceará.

Vandré é o presidente da ONG RiSonhos, um grupo de palhaços amadores voluntários que visitam unidades hospitalares em Fortaleza. Há três anos atuando no HGF, eles seguem os preceitos da palhaçoterapia, criada nos anos 1980 pelo oncologista norte-americano Patch Adams, e alegram as crianças da pediatria. “O sorriso é uma arma de construção em massa. E ela serve tanto pra quem está fazendo sorrir quanto pra quem sorri. É uma troca”, relata o advogado.

A alegria das crianças em recuperação não é a única recompensa obtida pelo trabalho. “O Poeta me deu habilidades que nem eu imaginava ter. Graças a ele, eu me permito ser mais informal em uma audiência, por exemplo. Ele transformou a minha vida”, conta Vandré.

Um aniversário mais feliz

Do outro lado da troca, está Ítalo Santos, que está no HGF desde o dia 3 de setembro e completou sete anos de idade em uma das enfermarias da ala pediátrica. Ele foi encaminhado de Maranguape para retirada de nódulos no corpo, e, na unidade, descobriu-se que o menino tinha apendicite e tuberculose.

“Fomos bem tratados, e a equipe foi muito atenciosa conosco”, elogia Damiana Santos, mãe de Ítalo. “A sensação é de alegria e de esperança em vê-lo retornar à vida normal: brincar com os amigos, ir para o colégio, que é o cotidiano dele”.

No dia de seu aniversário, os voluntários da ONG visitaram a pediatria. Ítalo não largou seu boneco de super-herói quando foi para uma das brincadeiras promovidas pelos voluntários. Por um momento, o garoto esqueceu os aparelhos e procedimentos, e se deixou levar pela mágica do palhaço, que “tirou” uma luz multicolorida de sua orelha.

“A gente nota uma adesão maior das crianças aos procedimentos. Com essa parte lúdica, elas conseguem entender por que estão no hospital: para melhorar, para voltar para casa bem, para o bairro, a escola. E, assim, as coisas fluem com uma maior facilidade”, explica a chefe da ala pediátrica da unidade, Elizabeth Vescia.

De fato, Ítalo mostra uma compreensão louvável de sua situação. Quando perguntado se ele gosta da equipe que o atende, ele sentencia: “Sim. É bom, porque estão cuidando de mim”.

Ações na pediatria

O trabalho da ONG complementa as iniciativas já desenvolvidas pelo hospital para dar mais qualidade de vida às crianças na ala. “Além de termos brinquedoteca e um espaço para exibição de filmes, cuja programação acontece durante o ano todo, realizamos programações em datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia das Crianças”, relata Elizabeth.

Uma das ações realizadas é a Semana Infantil, que, até o dia 11, leva brincadeiras educativas, entrega de presentes, sessões de cinema e espetáculos teatrais aos pacientes da ala pediátrica da unidade. O primeiro dia contou com os bonecos da Ecopoint, vestidos de super-heróis: uma materialização dos brinquedos de Ítalo, que estava vidrado na plateia, vendo em carne e osso quem ele segurava ao longo de toda sua permanência na instituição.

Atendimento

O serviço de pediatria do HGF cuida de crianças com problemas renais, reumatológicos, lúpus, desnutrição e doenças infectocontagiosas. A enfermaria da Pediatria conta com 35 leitos, cinco destes destinados à internação para otorrinolaringologia e ortopedia.

O primeiro atendimento no Hospital Geral de Fortaleza ocorre por meio de encaminhamento do paciente pelo posto de saúde ou outro hospital. O HGF é referência o atendimento a casos graves e de alta complexidade.