Música auxilia na reabilitação de recém-nascidos internados

7 de outubro de 2019 - 16:27 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Repórter/fotos: André Cavallari

No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede pública do Governo do Ceará, bebês prematuros com menos de 37 semanas escutam músicas clássicas e instrumentais que auxiliam na recuperação hospitalar. O Projeto Música na UTI envolve as mães e a equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos e fonoaudiólogos, com o objetivo de proporcionar mais tranquilidade e conforto aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal e UTI Pediátrica do hospital.

A técnica começou a ser aplicada no primeiro semestre deste ano, com o intuito de contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e ajudar na estimulação sensorial das crianças. Por meio da música acontece a redução da frequência cardíaca e respiratória estimulando o sistema auditivo dos bebês.

Maria Cláudia Mendes, fonoaudióloga da UTI Neonatal e da UTI Pediátrica do hospital, é uma das idealizadoras do projeto. A profissional explica como surgiu a ideia de implementar os sons no cuidado aos bebês internados.

“No ano passado, tivemos a ideia com o serviço de psicologia. Já usava a música com meus filhos, depois de um tempo percebi que eles sempre ficavam bem mais calmos”, ressalta a fonoaudióloga.

Ainda segundo Maria Cláudia, os benefícios são muitos. A equipe do HGWA conduz a técnica através da conversar e do canto para relaxar os bebês.

“As crianças ficam mais tranquilas, diminuem o estresse, melhoram os parâmetros fisiológicos e frequência cardíaca e respiratória. Alguns iniciam até uma sucção um pouco mais precoce. As mães também conseguem relaxar e diminuir a ansiedade, além de fortalecer o vínculo com o bebê. E para os funcionários, o ambiente fica mais divertido e mais prazeroso de se trabalhar”, conclui a Cláudia Mendes.

Recuperação dos bebês

A equipe é orientada desde o toque até a verificação da pulsação do recém-nascido. Os profissionais são preparados para tranquilizar as crianças internadas com a técnica de acalanto.

Rafaela Ferreira está há dois meses no HGWA acompanhando a pequena Laísa. A mãe conta que valoriza cada encontro que acontecem todas às quartas-feiras pela manhã.

“É muito bom participar desse momento. Já fazem mais de dois meses que estou aqui. Aprendi a cantar junto com a equipe e agora canto para minha neném. Percebi a melhora significativa da minha filha. Os encontros ajudaram no controle da minha ansiedade. Para mim é muito difícil lidar com a internação da minha filha”, relata Rafaela.