Dr. Cabeto recebe presidente da Associação Famílias e Amigos de Crianças com APLV

3 de outubro de 2019 - 18:17 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Repórter/Fotos:
Helga Rackel

A convite do secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, a presidente da Associação Famílias e Amigos de Crianças com Alergia Alimentar, Aline Saraiva, esteve na tarde desta quinta-feira, 3 de outubro, na Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em pauta, a assistência e o protocolo clínico do Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV).

O secretário apresentou o plano da nova gestão da Saúde, que faz parte da Plataforma de Modernização da Saúde do Ceará, e como isso refletirá na assistência do Programa APLV. Um exemplo é a integração das regiões de saúde. É proposta de a regionalização descentralizar os serviços de saúde e criar uma rede transparente, integrada e eficiente sob uma governança única e sustentável. Assim, melhorando o acesso aos serviços de saúde, incluindo o Programa APLV.

“A gente entende que o sistema de saúde tem deficiências. Estou querendo estabelecer uma metodologia. Se quiserem colaborar, estou de braços abertos”, disse o secretário da Saúde e afirmou: “Eu tenho obrigação de fazer a população acreditar no sistema. Só dá para construir uma coisa melhor, pactuando os serviços”.

O encontro promovido pela Sesa reforçou o objetivo de manter um canal aberto de diálogo para discutir as principais demandas dos pacientes atendidos pelo programa. “Foi positivo, esse canal de diálogo. Tudo é saber ouvir”, falou a presidente da Associação.

Participaram também a diretora do Centro de Saúde Meireles, Cláudia Sampaio; a coordenadora do Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca, Aline Lacerda; o Superintendente da Rede de Unidades da Sesa, Ernani Ximenes, e o advogado da Associação, Hugo Leão.

Propósito da Sesa

É missão da Secretaria da Saúde do Ceará promover uma saúde individual e coletiva para a melhoria da qualidade de vida das pessoas; com resultado centrado no cidadão, na humanização do atendimento, na valorização das pessoas, transparência e conhecimento e inovação. Ser referência aos cidadãos como sistema de saúde acessível, sustentável e de equidade, gerador de conhecimento e inovação.